A região de Lisboa e Vale do Tejo abrange as antigas províncias da Estremadura e Ribatejo, e os atuais distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém.

Com efeito, na região de Lisboa e Vale do Tejo, brilha sobretudo a famosíssima capital portuguesa, Lisboa. De facto, à beira da margem norte do rio Tejo, é uma das cidades mais procuradas da Europa.

Apesar disso, consegue manter a sua identidade, e partilha com os visitantes os encantos das suas sete colinas cheias de História. 

Por outro lado, na margem sul do rio Tejo, destacam-se Almada, Setúbal e diversas localidades ribeirinhas. Seguramente, todas elas com tradições e personalidade próprias.

A par disso, um pouco a norte de Lisboa, temos a região costeira do Oeste. Deste modo, convida a conhecer praias, património e até o período jurássico, na famosa Lourinhã.

Como se tudo isto não bastasse, encontramos ainda o distrito de Santarém, no interior a norte de Lisboa. Além de acompanhar o rio Tejo, é sinónimo de herança gótica e Templária. Uma região de lezírias e de tradição tauromáquica.

Booking.com

Ainda não marcou os próximos dias de férias?

RESERVAR

Lisboa e muito mais

Como é sabido, Lisboa é a capital de Portugal. Uma cidade marcada por uma luminosidade única, pelo fado e pelas ruas estreitas dos bairros tradicionais. No passado, foi daqui que partiram as caravelas que deram novos mundos ao mundo. Deste modo, inaugurámos a Era dos Descobrimentos, e da Globalização.

A par disso, hoje em dia, é aqui que chegam diariamente milhares de turistas. Contudo, vale a pena conhecer os seus arredores. Por exemplo, Setúbal, Torres Novas, Cascais e Estoril, Alcochete ou a mundialmente conhecida Sintra.

Sem dúvida, Lisboa é hoje uma cidade de renome mundial. Afinal, é uma capital muito premiada. Entre outras distinções, já foi reconhecida como Melhor Destino do Mundo e Melhor Porto de Cruzeiros.

Ainda assim, desafiamo-lo a ir mais além. Ou seja, a descobrir todo o vasto distrito de Lisboa e Vale do Tejo.

CAPITAIS DE DISTRITO DA REGIÃO DE LISBOA E VALE DO TEJO

Fotografia da Torre de Belém

A capital premiada que conquista turistas de todo o mundo

LER MAIS
Pescadores em Setúbal

Uma das mais belas baías do mundo, entre a serra e o mar.

LER MAIS

A capital da arquitetura gótica e da tradição de touros e cavalos

LER MAIS

A região de Lisboa e Vale do Tejo é atravessada pelo rio Tejo. Sendo o mais extenso em território nacional, nasce em Espanha, cruza o distrito de Santarém e desagua no mar, em Cascais.

Em frente a Lisboa, na margem sul do rio Tejo, descubra as praias da margem sul. Nomeadamente, Costa de Caparica, Fonte da Telha, Sesimbra e Meco.

Junto a Setúbal, percorra a belíssima serra da Arrábida e o estuário do rio Sado. Se apanhar o barco, aporta na encantadora península de Troia. Em alternativa, explore os castelos de Palmela e de Sesimbra.

De facto, há tanto para conhecer, na região de Lisboa e Vale do Tejo. Para além disso, quiser ir mais longe, num instante chega ao Alentejo ou ao Algarve.

Para norte, a região de Lisboa e Vale do Tejo estende-se até Óbidos, Torres Novas ou Lourinhã. Justamente, a terra dos dinossauros e da aguardente com região demarcada. Uma das únicas no mundo. 

Ali perto, afastando-se do mar, encontra ainda o distrito de Santarém. Terra de lezírias e de campos de arroz, é sinónimo de tradição ligada aos touros e aos cavalos. A par disso, a capital deste distrito - Santarém - merece uma visita. Afinal, é a capital portuguesa da arquitetura gótica.

Já escolheu o próximo destino?

A região de Lisboa e Vale do Tejo é atravessada pelo rio Tejo. Assim, numa das margens está Lisboa. Do lado oposto, a margem sul do Tejo e, a fazer a ligação, duas pontes.

Uma delas, a Ponte Vasco da Gama, que une a capital ao Montijo e a Alcochete. A outra, mais antiga, é a ponte 25 de Abril, que atravessa o rio para Almada. Desde logo, na margem sul, abre-se a possibilidade de apreciar a vista sobre Lisboa. Seja em Almada velha, Cacilhas, Trafaria ou Porto Brandão. Vale a pena e, como se isso não bastasse, pode escolher um dos muitos restaurantes com peixe fresco.

FAÇA AS SUAS RESERVAS

PASSAGEM AÉREA

ALOJAMENTO

Booking.com

AUTOMÓVEL

BONS MOTIVOS PARA VISITAR A REGIÃO DE LISBOA E VALE DO TEJO

MAIS

Vinhos, religião, praias e muito mais 

Na região de Lisboa e vale do Tejo, produzem-se alguns dos melhores vinhos de mesa nacionais com região demarcada. Inclusive, dois dos quatro licorosos portugueses (Moscatel e Carcavelos). No entanto, há mais para beber. A par dos vinhos, esta região produz ainda uma das três únicas aguardentes vínicas do mundo (Lourinhã)!

Para acompanhar os vinhos, esta região oferece sobretudo bom peixe. Praticamente, em qualquer restaurante, ao longo de toda a costa. Para sobremesa, tome nota dos famosos pastéis de nata de Lisboa, das tortas e queijos de Azeitão e dos pastéis de feijão de Torres Vedras. Só para abrir o apetite.

UMA ESTADIA DE SONHO

Em pleno Terreiro do Paço, junto ao rio, a Pousada de Lisboa é um edifício histórico. Em plena Baixa Pombalina, convida a uma estadia de requinte. O local ideal para conhecer a zona histórica da cidade e, se quiser apanhar o barco, também a margem sul.  

LER MAIS

EVENTOS EM LISBOA E VALE DO TEJO

Romaria a Cavalo (Moita – Viana do Alentejo)

Abril 20 @ 9:00 - Abril 24 @ 17:00 UTC+0

MAIS EVENTOS