A região de Lisboa e Vale do Tejo abrange as antigas províncias da Estremadura e Ribatejo, e os atuais distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém.
Com efeito, na região de Lisboa e Vale do Tejo, brilha sobretudo a famosíssima capital portuguesa, Lisboa. De facto, à beira da margem norte do rio Tejo, é uma das cidades mais procuradas da Europa.
Apesar disso, consegue manter a sua identidade, e partilha com os visitantes os encantos das suas sete colinas cheias de História.
Por outro lado, na margem sul do rio Tejo, destacam-se Almada, Setúbal e diversas localidades ribeirinhas. Seguramente, todas elas com tradições e personalidade próprias.
A par disso, um pouco a norte de Lisboa, temos a região costeira do Oeste. Deste modo, convida a conhecer praias, património e até o período jurássico, na famosa Lourinhã.
Como se tudo isto não bastasse, encontramos ainda o distrito de Santarém, no interior a norte de Lisboa. Além de acompanhar o rio Tejo, é sinónimo de herança gótica e Templária. Uma região de lezírias e de tradição tauromáquica.
Ainda não marcou os próximos dias de férias?
Lisboa e muito mais
Como é sabido, Lisboa é a capital de Portugal. Uma cidade marcada por uma luminosidade única, pelo fado e pelas ruas estreitas dos bairros tradicionais. No passado, foi daqui que partiram as caravelas que deram novos mundos ao mundo. Deste modo, inaugurámos a Era dos Descobrimentos, e da Globalização.
A par disso, hoje em dia, é aqui que chegam diariamente milhares de turistas. Contudo, vale a pena conhecer os seus arredores. Por exemplo, Setúbal, Torres Novas, Cascais e Estoril, Alcochete ou a mundialmente conhecida Sintra.
Sem dúvida, Lisboa é hoje uma cidade de renome mundial. Afinal, é uma capital muito premiada. Entre outras distinções, já foi reconhecida como Melhor Destino do Mundo e Melhor Porto de Cruzeiros.
Ainda assim, desafiamo-lo a ir mais além. Ou seja, a descobrir todo o vasto distrito de Lisboa e Vale do Tejo.
Já escolheu o próximo destino?
A região de Lisboa e Vale do Tejo é atravessada pelo rio Tejo. Assim, numa das margens está Lisboa. Do lado oposto, a margem sul do Tejo e, a fazer a ligação, duas pontes.
Uma delas, a Ponte Vasco da Gama, que une a capital ao Montijo e a Alcochete. A outra, mais antiga, é a ponte 25 de Abril, que atravessa o rio para Almada. Desde logo, na margem sul, abre-se a possibilidade de apreciar a vista sobre Lisboa. Seja em Almada velha, Cacilhas, Trafaria ou Porto Brandão. Vale a pena e, como se isso não bastasse, pode escolher um dos muitos restaurantes com peixe fresco.
A região de Lisboa e Vale do Tejo é atravessada pelo rio Tejo. Sendo o mais extenso em território nacional, nasce em Espanha, cruza o distrito de Santarém e desagua no mar, em Cascais.
Em frente a Lisboa, na margem sul do rio Tejo, descubra as praias da margem sul. Nomeadamente, Costa de Caparica, Fonte da Telha, Sesimbra e Meco.
Junto a Setúbal, percorra a belíssima serra da Arrábida e o estuário do rio Sado. Se apanhar o barco, aporta na encantadora península de Troia. Em alternativa, explore os castelos de Palmela e de Sesimbra.
De facto, há tanto para conhecer, na região de Lisboa e Vale do Tejo. Para além disso, quiser ir mais longe, num instante chega ao Alentejo ou ao Algarve.
Para norte, a região de Lisboa e Vale do Tejo estende-se até Óbidos, Torres Novas ou Lourinhã. Justamente, a terra dos dinossauros e da aguardente com região demarcada. Uma das únicas no mundo.
Ali perto, afastando-se do mar, encontra ainda o distrito de Santarém. Terra de lezírias e de campos de arroz, é sinónimo de tradição ligada aos touros e aos cavalos. A par disso, a capital deste distrito – Santarém – merece uma visita. Afinal, é a capital portuguesa da arquitetura gótica.
Vinhos, religião, praias e muito mais
Na região de Lisboa e Vale do Tejo, produzem-se alguns dos melhores vinhos de mesa nacionais. Inclusive, dois dos quatro licorosos portugueses (Moscatel e Carcavelos). No entanto, há mais para beber. Além dos vinhos, esta região produz uma das três únicas aguardentes vínicas do mundo, a Aguardente da Lourinhã.
Por outro lado, esta é uma região rica em peixe, em qualquer restaurante, ao longo de toda a costa. Para sobremesa, há os famosos pastéis de nata de Lisboa, as tortas e queijos de Azeitão ou os pastéis de feijão de Torres Vedras. Só para abrir o apetite.
UMA ESTADIA DE SONHO
Em pleno Terreiro do Paço, junto ao rio, a Pousada de Lisboa é um edifício histórico. Em plena Baixa Pombalina, convida a uma estadia de requinte. O local ideal para conhecer a zona histórica da cidade e, se quiser apanhar o barco, também a margem sul.