Portugal tem dois belíssimos arquipélagos, em pleno oceano Atlântico: os Açores e a Madeira. Ao todo, mais uma dezena de ilhas habitadas , além dos ilhéus das Desertas e das Selvagens. São autênticos paraísos de natureza e de férias, entre a América e a Europa.

Segundo se pensa, os navegadores portugueses descobriram os arquipélagos dos Açores e da Madeira entre o final do século XIV e o início do século XV. No entanto, não há certezas pois as fontes históricas não são claras.

Com efeito, na altura, o reino de Portugal dava os primeiros passos na descoberta do mundo. Naturalmente, por via marítima. Assim, os navios desciam ao longo da costa de África, procurando uma passagem para o Oriente. Com efeito, nessas incursões, terão aportado a estas ilhas. A partir daí, iniciaram o seu povoamento.

Como sabemos, os portugueses foram pioneiros na exploração do mundo. Mais do que isso, podemos mesmo dizer que somos pioneiros na Globalização. Afinal, as rotas marítimas permitiam a busca de comércio e de riquezas,

Neste contexto, o povoamento dos Açores e da Madeira terá começado na primeira metade do século XV. Assim, com incentivos régios, aqui se instalaram pessoas vindas do continente. Porém, os povoadores das ilhas vieram também de outras partes da Europa.

Booking.com

Explore as ilhas portuguesas dos Açores e da Madeira. Escolha o próximo destino e faça as suas reservas.

RESERVAR
Booking.com
Booking.com

AS ILHAS DA MADEIRA

Fotografia da ilha da Madeira

MADEIRA

Entre a floresta milenar e o turismo moderno

LER MAIS
Fotografia da ilha da Madeira

PORTO SANTO

A ilha de areias douradas e terapêuticas

LER MAIS
Fotografia da ilha da Madeira

ILHAS SELVAGENS E DESERTAS

Onde é proibido perturbar a natureza

LER MAIS

«A Madeira é um jardim»

No que toca ao arquipélago da Madeira, inclui as ilhas da Madeira, Porto Santo, e ainda um conjunto as ilhas Desertas e as Selvagens. A Madeira é um destino de férias que conjuga o requinte e a natureza em estado selvagem. Mais do que isso, a sua floresta indígena (laurissilva) já existia no tempo em que os navegadores aqui chegaram. Por ser um ecossistema que existe desde tempos imemoriais, é Património Natural classificado pela UNESCO. Com efeito, esta floresta de elevada humidade ocupa cerca de 20% da ilha, sobretudo na costa norte. Com trilhos pedestres, vegetação densa e espécies únicas no mundo, contrasta com o lado mais cosmopolita da ilha. De facto, não falta hotelaria de luxo e festas épicas, com destaque para a da Passagem de Ano.
Por seu lado, Porto Santo é, por excelência, um destino de praia. Com a sua areia dourada e terapêutica, banhada por águas transparentes, é um paraíso muito perto da costa africana. Percorra-a de carro, a pé ou de bicicleta, pois não faltam trilhos e paisagens espetaculares. Descubra as praias, miradouros, formações rochosas invulgares, e deixe-se cativar pela gastronomia, acompanhada de uma deliciosa poncha.

RESERVAR

FAÇA AS SUAS RESERVAS

PASSAGEM AÉREA

ALOJAMENTO

Booking.com

AUTOMÓVEL

AS 9 ILHAS DOS AÇORES

Fotografia das Furnas (Ilha de São Miguel, Açores)

SÃO MIGUEL

Conhecida como Ilha Verde, é a maior dos Açores

LER MAIS
Avada Admin

SÃO JORGE

Estreita, bela e rochosa, muito perto da ilha do Pico

LER MAIS
Fotografia de Coimbra (Região Centro)

SANTA MARIA

A bonita ilha do sol

LER MAIS
Fotografia de Coimbra (Região Centro)

GRACIOSA

A ilha branca, Reserva Mundial da Biosfera

LER MAIS
Fotografia de Coimbra (Região Centro)

FLORES

A histórica cidade dos estudantes

LER MAIS
Fotografia de Coimbra (Região Centro)

CORVO

A histórica cidade dos estudantes

LER MAIS
Fotografia de Coimbra (Região Centro)

TERCEIRA

Uma ilha estratégica entre a Europa e a América

LER MAIS
Fotografia de Coimbra (Região Centro)

FAIAL

A ilha azul com vista para o Pico

LER MAIS
Fotografia de Coimbra (Região Centro)

PICO

Suba ao ponto mais alto de Portugal

LER MAIS

Açores, um paraíso verdejante

Nos Açores, São Miguel é a maior das ilhas, e o Corvo a mais pequena e menos povoada. A par disso, é numa destas ilhas, a ilha do Pico, que se situa a mais alta montanha de Portugal. Por essa razão, o Pico atrai muitos caminheiros, que se aventuram a subir ao topo.
No seu conjunto, os Açores são conhecidos pelo clima húmido, e pela paisagem verdejante e vulcânica. Ao mesmo tempo, estas ilhas são famosas pela observação de baleias e pela vida marinha diversificada. Sendo um ecossistema precioso, nos Açores existe uma forte aposta na investigação e na preservação do património natural. Projetos que contribuem para conhecermos a biodiversidade e os territórios, mas também os efeitos da poluição.
Em larga medida, os Açores conseguem manter a sua autenticidade. Afinal, o turismo chegou tarde a estas ilhas e, por essa razão, nunca assumiu uma carga massiva. De modo geral, quem visita os Açores procura natureza. São sinónimo de paisagens espetaculares, vulcões inativos, praias convidativas. Hortênsias por todo o lado, e vacas. Muitas vacas a pastar. E ainda passeios em terra, ou atividades no mar. E, naturalmente, também sossego e boa comida.

RESERVAR

BONS MOTIVOS PARA VISITAR OS ARQUIPÉLAGOS DOS AÇORES E DA MADEIRA

Afaste-se das multidões e descubra o Portugal mais autêntico.

Portugal tem acumulado prémios internacionais de turismo e atrai cada vez mais visitantes. Vêm sobretudo para conhecer as cidades de Lisboa e Porto, ou as praias do Algarve. No entanto, há muito mais para conhecer. Por isso, venha percorrer Portugal!

UMA ESTADIA DE SONHO

A construção desta fortaleza teve início em 1555, e ainda hoje conta com apenas uma entrada. Com efeito, ficou conhecida como Castelinho de São Sebastião, em honra do rei que o mandou construir. Hoje em dia, é uma pousada de características únicas, na ilha Terceira.  

RESERVAR

EVENTOS NAS ILHAS DOS AÇORES E DA MADEIRA

Folk Azores

Agosto 14 - Agosto 21

MAIS EVENTOS