Portugal tem dois belíssimos arquipélagos, em pleno oceano Atlântico: os Açores e a Madeira. Ao todo, mais uma dezena de ilhas habitadas , além dos ilhéus das Desertas e das Selvagens. São autênticos paraísos de natureza e de férias, entre a América e a Europa.
Embora as fontes históricas não sejam claras, sabemos que os navegadores portugueses descobriram os arquipélagos dos Açores e da Madeira entre o final do século XIV e o início do século XV. Com efeito, na altura, o reino dava os primeiros passos na descoberta do mundo por via marítima. Para isso, os navios desciam ao longo da costa de África, tentando descobrir uma passagem para o Oriente. Nessas incursões, terão aportado a estas ilhas, e iniciaram o seu povoamento.
Como sabemos, ao partir em busca de comércio e riquezas, os portugueses foram pioneiros na exploração do mundo. Mais do que isso, podemos mesmo dizer que somos pioneiros na Globalização. Neste contexto, o povoamento dos Açores e da Madeira terá começado na primeira metade do século XV. Mediante incentivos régios, aqui se instalaram pessoas vindas do continente, mas também de outras zonas da Europa.
Explore as ilhas portuguesas dos Açores e da Madeira. Escolha o próximo destino e faça as suas reservas.
«A Madeira é um jardim»
No que toca ao arquipélago da Madeira, inclui as ilhas da Madeira, Porto Santo, e ainda um conjunto as ilhas Desertas e as Selvagens. A Madeira é um destino de férias que conjuga o requinte e a natureza em estado selvagem. Mais do que isso, a sua floresta indígena (laurissilva) já existia no tempo em que os navegadores aqui chegaram. Por ser um ecossistema que existe desde tempos imemoriais, é Património Natural classificado pela UNESCO. Com efeito, esta floresta de elevada humidade ocupa cerca de 20% da ilha, sobretudo na costa norte. Com trilhos pedestres, vegetação densa e espécies únicas no mundo, contrasta com o lado mais cosmopolita da ilha. De facto, não falta hotelaria de luxo e festas épicas, com destaque para a da Passagem de Ano.
Por seu lado, Porto Santo é, por excelência, um destino de praia. Com a sua areia dourada e terapêutica, banhada por águas transparentes, é um paraíso muito perto da costa africana. Percorra-a de carro, a pé ou de bicicleta, pois não faltam trilhos e paisagens espetaculares. Descubra as praias, miradouros, formações rochosas invulgares, e deixe-se cativar pela gastronomia, acompanhada de uma deliciosa poncha.
AS 9 ILHAS DOS AÇORES
Açores, um paraíso verdejante
Nos Açores, São Miguel é a maior das ilhas, e o Corvo a mais pequena e menos povoada. A par disso, é numa destas ilhas, a ilha do Pico, que se situa a mais alta montanha de Portugal. Por essa razão, o Pico atrai muitos caminheiros, que se aventuram a subir ao topo.
No seu conjunto, os Açores são conhecidos pelo clima húmido, e pela paisagem verdejante e vulcânica. Ao mesmo tempo, estas ilhas são famosas pela observação de baleias e pela vida marinha diversificada. Sendo um ecossistema precioso, nos Açores existe uma forte aposta na investigação e na preservação do património natural. Projetos que contribuem para conhecermos a biodiversidade e os territórios, mas também os efeitos da poluição.
Em larga medida, os Açores conseguem manter a sua autenticidade. Afinal, o turismo chegou tarde a estas ilhas e, por essa razão, nunca assumiu uma carga massiva. De modo geral, quem visita os Açores procura natureza. São sinónimo de paisagens espetaculares, vulcões inativos, praias convidativas. Hortênsias por todo o lado, e vacas. Muitas vacas a pastar. E ainda passeios em terra, ou atividades no mar. E, naturalmente, também sossego e boa comida.
UMA ESTADIA DE SONHO
A construção desta fortaleza teve início em 1555, e ainda hoje conta com apenas uma entrada. Ficou conhecido como Castelinho de São Sebastião, em honra do rei que o mandou construir. Hoje é uma pousada de características únicas, na ilha Terceira.
Afaste-se das multidões e descubra o Portugal mais autêntico.
Portugal tem acumulado prémios internacionais de turismo e atrai cada vez mais visitantes. Vêm sobretudo para conhecer as cidades de Lisboa e Porto, ou as praias do Algarve. No entanto, há muito mais para conhecer. Por isso, venha percorrer Portugal!