São Miguel

A MAIOR ILHA DOS AÇORES

A Ilha de São Miguel é a maior e mais povoada de todo o arquipélago açoriano. Tem Ponta Delgada como capital, e é famosa por lugares mágicos como as vila das Furnas ou a Lagoa das 7 Cidades. Com efeito, oferece um cenário de paisagem vulcânica em tons de verde, com bonitas praias, caminhadas incríveis, fontes termais e, claro, excelente gastronomia.

SÃO MIGUEL, A ILHA VERDE 

Em boa verdade, todas as 9 ilhas do arquipélago açoriano são muito verdejantes. Sem dúvida, fruto do clima húmido e ameno, que pouco varia ao longo do ano.

Ainda assim, São Miguel ganhou este epíteto de «A ilha verde». Sendo esta a maior ilha dos Açores, e acessível por voos low cost, é uma das mais visitadas.

Porém, existem muitas outras razões para que assim seja.

Com efeito, é em São Miguel que encontramos algumas das mais famosas atrações açorianas. Designadamente, a Lagoa das 7 Cidades, junto à localidade com o mesmo nome, ou ainda Vila das Furnas, onde borbulham as águas ferventes do interior da terra.

Ali bem perto, visite ainda a belíssima Lagoa das Furnas, um local paradisíaco, também pontilhado por fumegantes respiradouros vulcânicos.

Naturalmente, em São Miguel não faltam miradouros, e vale a pena fazer uma paragem, quando se desloca pela ilha.

Entre eles, destacamos o Miradouro de Santa Iria, no norte da Ilha, ou ainda o discreto Miradouro da Fonte Grande, na extremidade oeste de São Miguel. Para lá chegar, é preciso descer uma rua íngreme, e depois um trilho, mas vale a pena.

Pelo caminho, encontra impressionantes recortes geológicos cheios de camadas de diferentes eras e, no final, um convidativo parque de merendas.

Booking.com
pub

FAÇA AS SUAS RESERVAS

PASSAGEM AÉREA

ALOJAMENTO

Booking.com

AUTOMÓVEL

DICAS IMPORTANTES PARA VISITAR SÃO MIGUEL

Uma vez que o clima húmido da ilha encobre muitas vezes a paisagem, há locais que nem sempre se deixam ver, entre eles a impressionante Lagoa do Fogo. Porém, nos Açores o clima pode mudar rapidamente, e de um momento para o outro pode ter a sorte de ter uma visão fabulosa.

Precisamente por isso, para visitar os Açores há uma ferramenta que é essencial: o site SpotAzores.  Com efeito, apresenta imagens em tempo real dos diferentes pontos de cada ilha.

Sem dúvida, uma ajuda preciosa para escolher o próximo local a visitar.

Ainda a propósito de clima húmido, entre os ex-libris de São Miguel contam-se as únicas plantações de chá da Europa ocidental, Sem dúvida, a mais famosa é a Gorreana, que pode visitar para conhecer todo o processo de produção.

Por fim, mas não menos importante, há que salientar a gastronomia das ilhas. Afinal, aqui em São Miguel encontramos peixes e bivalves que nunca tínhamos comido em lado nenhum, como o boca-negra, o lírio ou as cracas. A par disso, se é apreciador de carne, é simplesmente obrigatório ir – cedo! – ao restaurante da Associação Agrícola de São Miguel.

A NÃO PERDER EM SÃO MIGUEL

Lagoa das 7 Cidades com nevoeiro

Lagoa das 7 Cidades

Caldeira na Vila das Furnas

Vila das Furnas

Banco junto à Lagoa das Furnas

Lagoa das Furnas

Lagoa do Fogo

Lagoa do Fogo

Arcada na Ribeira Grande

Ribeira Grande

Ponta da Ferraria

Vista do miradouro da Fonte Grande

Miradouros e Jardins

Praias e Fontes Termais

Praias e Fontes Termais

Povoação

Povoação

AINDA NÃO FEZ AS SUAS RESERVAS?

Booking.com

MUITOS LOCAIS ONDE IR A BANHOS

Se visitar a ilha de São Miguel no verão, vai encontrar mil e um locais onde ir a banhos. Inclusivamente, está no sítio ideal para fazer mergulho, nomeadamente no ilhéu de Vila Franca do Campo. Com efeito, situa-se a cerca de 500 metros da costa, a sul da ilha, e é uma pequena elevação vulcânica com uma lagoa no meio. Na vila, encontra escolas de mergulho com quem fazer uma incursão subaquática.

Por outro lado, se prefere simplesmente apanhar sol e banhar-se no oceano Atlântico, aqui não faltam boas praias. Efetivamente, nos Açores o calor nunca chega a ser tórrido, mas faz-se sentir, e sabe bem um mergulho. De modo geral, a areia é escura, pela sua origem vulcânica, mas não deixa de ser macia e convidativa.

Em alguns locais, como a Maia ou a Ponta da Ferraria, as zonas balneares estão delimitadas por autênticas rochas em tom negro, e o conforto é relativo. Ainda assim, acredite que estas paisagens agrestes compensam qualquer incómodo.

Porém, a ilha de São Miguel também oferece águas cálidas para ir a banhos em qualquer altura do dia. Afinal, não fosse esta uma ilha vulcânica. Assim, os dois locais mais populares para se demolhar em águas termais são da Poça da Dona Beija e o Parque Terra Nostra. São espaços abertos ao público, mas ambos têm entrada paga e pode ter de enfrentar uma longa fila nas alturas mais concorridas.

pub