A região do Algarve é, por excelência, a estância balnear de Portugal e também da Europa. A temperatura amena e as praias de águas cálidas fazem desta região a mais visitada do país.

O Algarve foi a última região de Portugal a ser conquistada aos muçulmanos, que ainda ocupavam a região no século XIII. Assim sendo, o rei Afonso III, quinto rei de Portugal, foi o primeiro a utilizar o título de «Rei de Portugal e dos Algarves».

Deste modo, pela primeira vez, unificava-se o território português que hoje conhecemos. Um território que vai do Minho e Trás os Montes até ao Algarve.

Hoje em dia, o Algarve fervilha de vida no verão. Afinal, as suas praias e águas quentes atraem visitantes de todo o mundo. Para quem vem de fora, o aeroporto de Faro é uma porta de entrada internacional.

Naturalmente, o Algarve é também o destino de férias preferido dos portugueses, que rumam a sul nos meses mais quente. Procuram as águas quentes que banham a costa sul, vindas do norte de África. No lado Oeste, junto a Sagres, o clima é mais ventoso, mas a água é igualmente convidativa.

Booking.com

Já decidiu onde ir e quer fazer uma reserva?

RESERVAR
Booking.com

O Algarve: praia, montanha, golfe, história e tradições.

Fora da época alta, a região algarvia é muito mais tranquila. Assim sendo, com a partida do verão e dos turistas, o Algarve mostra os seus outros encantos.

Em regra, o  clima continua a ser o mais ameno do país. Por essa razão, convida a desfrutar, na mesma, do ar livre.

Deste modo, nos meses mais frios, é altura de descobrir os trilhos de caminhada junto ao mar, as aldeias na serra, e muito mais.

Com efeito, tal como todo o território de Portugal, o Algarve é uma região cheia de história. Por isso, não lhe faltam castelos como o de Silves, Tavira, Lagos, Aljezur ou Loulé.

De igual modo, foi aqui o último reduto da ocupação muçulmana da Península Ibérica. Por essa razão, a herança árabe também está presente.

Em suma, quer visite a região no verão ou no inverno, trace o seu roteiro de forma a conhecer o lado mais genuíno do Algarve.

A par disso, o Algarve é também ponto de encontro para os amantes do golfe. Afinal, esta região tem alguns dos campos de golfe mais afamados do país, como a Quinta do Lago, Vale da Pinta ou a Balaia.

Graças ao clima ameno, o Algarve permite jogar golfe ao longo de todo o ano. Talvez por isso, é considerado um dos melhores destinos de golfe do mundo.

CAPITAIS DE DISTRITO DA REGIÃO DO ALGARVE

Fotografia de Faro (Algarve)

Um porto marítimo milenar que se adaptou ao turismo

LER MAIS

Já escolheu o próximo destino?

Se procura a agitação e a vida noturna para desanuviar o espírito em férias, zonas como Albufeira, Quarteira ou Vilamoura são o destino perfeito para si. Mas no Algarve encontra também a tranquilidade das Termas de Monchique, o luxo dos resorts e das marinas onde atracam embarcações de todo o mundo, a placidez dos campos de golfe, a herança histórica romana, árabe e medieval, e a vida rural em plena montanha, onde o modo de vida nunca se alterou. Encontra ainda inúmeros recantos naturais onde pode mergulhar e desfrutar do sol e da paisagem, longe das multidões.

RESERVAR

FAÇA AS SUAS RESERVAS

PASSAGEM AÉREA

ALOJAMENTO

Booking.com

AUTOMÓVEL

BONS MOTIVOS PARA VISITAR O ALGARVE

MAIS

Afaste-se das multidões e descubra o Portugal mais autêntico

São famosas as suas praias de areia fina e as pequenas baías rochosas. Assim como o mar tranquilo de temperatura agradável. A juntar a isto, o sol, sempre pronto a brilhar, torna o Algarve irresistível nos meses de verão. Milhares de turistas rumam ao sul de Portugal para descansar, mas não só. Desta receita de sucesso fazem ainda parte a boa gastronomia, e a animação própria de um grande destino turístico.
Ainda assim, se estiver disposto a afastar-se um pouco dos grandes centros turísticos, irá descobrir praias desertas em pleno verão. Ao longo de todo o ano, vale a pena apreciar a paisagem natural, percorrer os trilhos junto ao mar ou embrenhar-se na serra e, claro, desfrutar da boa comida e da simpatia dos algarvios, que gostam de receber bem quem os visita.

UMA ESTADIA DE SONHO

Era o antigo Convento de Nossa Senhora da Graça, da Ordem de Santo Agostinho. Fundado no século XVI, é hoje uma luxuosa Pousada de Portugal. Por isso, reserve uma estadia requintada, e viva dias memoráveis.

RESERVAR

EVENTOS NO ALGARVE

MAIS EVENTOS