A região do Algarve é, por excelência, a estância balnear de Portugal e também da Europa. A temperatura amena e as praias de águas cálidas fazem desta região a mais visitada do país.
O Algarve foi a última região de Portugal a ser conquistada aos muçulmanos, que ainda ocupavam a região no século XIII. Assim sendo, o rei Afonso III, quinto rei de Portugal, foi o primeiro a utilizar o título de «Rei de Portugal e dos Algarves».
Deste modo, pela primeira vez, unificava-se o território português que hoje conhecemos. Um território que vai do Minho e Trás os Montes até ao Algarve.
Hoje em dia, o Algarve fervilha de vida no verão. Afinal, as suas praias e águas quentes atraem visitantes de todo o mundo. Para quem vem de fora, o aeroporto de Faro é uma porta de entrada internacional.
Naturalmente, o Algarve é também o destino de férias preferido dos portugueses, que rumam a sul nos meses mais quente. Procuram as águas quentes que banham a costa sul, vindas do norte de África. No lado Oeste, junto a Sagres, o clima é mais ventoso, mas a água é igualmente convidativa.
Já decidiu onde ir e quer fazer uma reserva?
O Algarve: praia, montanha, golfe, história e tradições.
Fora da época alta, a região algarvia é muito mais tranquila. Assim sendo, com a partida do verão e dos turistas, o Algarve mostra os seus outros encantos.
Em regra, o clima continua a ser o mais ameno do país. Por essa razão, convida a desfrutar, na mesma, do ar livre.
Deste modo, nos meses mais frios, é altura de descobrir os trilhos de caminhada junto ao mar, as aldeias na serra, e muito mais.
Com efeito, tal como todo o território de Portugal, o Algarve é uma região cheia de história. Por isso, não lhe faltam castelos como o de Silves, Tavira, Lagos, Aljezur ou Loulé.
De igual modo, foi aqui o último reduto da ocupação muçulmana da Península Ibérica. Por essa razão, a herança árabe também está presente.
Em suma, quer visite a região no verão ou no inverno, trace o seu roteiro de forma a conhecer o lado mais genuíno do Algarve.
A par disso, o Algarve é também ponto de encontro para os amantes do golfe. Afinal, esta região tem alguns dos campos de golfe mais afamados do país, como a Quinta do Lago, Vale da Pinta ou a Balaia.
Graças ao clima ameno, o Algarve permite jogar golfe ao longo de todo o ano. Talvez por isso, é considerado um dos melhores destinos de golfe do mundo.
Já escolheu o próximo destino?
Se procura a agitação e a vida noturna para desanuviar o espírito em férias, zonas como Albufeira, Quarteira ou Vilamoura são o destino perfeito para si. Mas no Algarve encontra também a tranquilidade das Termas de Monchique, o luxo dos resorts e das marinas onde atracam embarcações de todo o mundo, a placidez dos campos de golfe, a herança histórica romana, árabe e medieval, e a vida rural em plena montanha, onde o modo de vida nunca se alterou. Encontra ainda inúmeros recantos naturais onde pode mergulhar e desfrutar do sol e da paisagem, longe das multidões.
Afaste-se das multidões e descubra o Portugal mais autêntico
São famosas as suas praias de areia fina e as pequenas baías rochosas. Assim como o mar tranquilo de temperatura agradável. A juntar a isto, o sol, sempre pronto a brilhar, torna o Algarve irresistível nos meses de verão. Milhares de turistas rumam ao sul de Portugal para descansar, mas não só. Desta receita de sucesso fazem ainda parte a boa gastronomia, e a animação própria de um grande destino turístico.
Ainda assim, se estiver disposto a afastar-se um pouco dos grandes centros turísticos, irá descobrir praias desertas em pleno verão. Ao longo de todo o ano, vale a pena apreciar a paisagem natural, percorrer os trilhos junto ao mar ou embrenhar-se na serra e, claro, desfrutar da boa comida e da simpatia dos algarvios, que gostam de receber bem quem os visita.
UMA ESTADIA DE SONHO
Era o antigo Convento de Nossa Senhora da Graça, da Ordem de Santo Agostinho. Fundado no século XVI, é hoje uma luxuosa Pousada de Portugal. Por isso, reserve uma estadia requintada, e viva dias memoráveis.