O Alentejo inclui os distritos de Portalegre, Évora e Beja. É sinónimo de calor, longos areais de praia na costa e planície no interior, boa comida e gente acolhedora.

No Alentejo, as tradicionais ruas tranquilas são delineadas por casas caiadas de branco. Sem dúvida, um ambiente que nos transmite uma serenidade inigualável.  

A par da paisagem, dos castelos, igrejas e invulgares museus, o Alentejo alberga ainda algo único no mundo. O cante alentejano, reconhecido pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.

O distrito de Portalegre faz fronteira com as beiras e a paisagem é igualmente montanhosa. Mais a sul, Évora e Beja já são marcadas pelas vastas planícies a perder de vista, e os sobreiros e oliveiras que resistem bem ao calor.

Na costa alentejana, encontra praias a perder de vista. Algumas praticamente sem ninguém, em pleno verão. E no interior, a fazer fronteira com Espanha, uma linha de castelos defendeu em tempos o território. Hoje, todo esse património convida o visitante a um périplo surpreendente.

Booking.com

Já decidiu onde ir e quer fazer uma reserva?

RESERVAR

O Alentejo: praia, planície e muita tranquilidade

No Alentejo, estenda-se ao sol numa tranquila praia da Costa Alentejana. À refeição, prove as migas com carne de porco à alentejana e a sericaia como sobremesa.

Durante a hora do calor, faça como as pessoas locais. Recolha-se num local fresco ou aproveite para dormir uma sesta à sombra. À noite, aprecie as estrelas em todo o seu esplendor, num céu sem qualquer luminosidade.

Sem dúvida, a tranquilidade da planície e da costa alentejana cativa cada vez mais visitantes. Ao longo de todo o ano.

PUB

CAPITAIS DE DISTRITO DO ALENTEJO

Fotografia de Aveio (Região Centro)

Uma cidade fortificada

LER MAIS
Fotografia de Évora (Alentejo)

Um museu a céu aberto, Património Mundial da Humanidade

LER MAIS
Fotografia de Beja (Alentejo)

Da fundação romana ao isolamento na planície

LER MAIS

Já escolheu o próximo destino?

O Alentejo é uma região de bons vinhos, de maravilhas gastronómicas e de cantares melancólicos com sotaque muito próprio. A par disso, é no Alentejo que se situa o maior lago artificial da Europa, o Alqueva. Com efeito, esta massa de água veio dar nova vida a muitas localidades do interior, como Mourão ou Reguengos de Monsaraz. Por outro lado, é também aqui que se encontra a maior herança árabe deixada em Portugal. Inevitavelmente, destaca-se Mértola, uma autêntica vila-Museu que celebra o seu passado com um festival islâmico. A par disso, é ainda no Alentejo que surgiu o primeiro destino Dark Sky do mundo. Um local privilegiado para observação das estrelas, graças ao baixo nível de poluição luminosa.

FAÇA AS SUAS RESERVAS

PASSAGEM AÉREA

ALOJAMENTO

Booking.com

AUTOMÓVEL

BONS MOTIVOS PARA VISITAR O ALENTEJO

MAIS

Afaste-se das multidões e percorra o Portugal mais autêntico

No Alentejo, entre num café onde só verá homens, pois as mulheres preferem refugiar-se em casa; converse com as pessoas locais e repare no sotaque próprio desta região do país, almoce migas e carne de porco à alentejana ou sopa de cação, e escolha a sericaia ou a encharcada como sobremesa. Além das capitais de distrito, junte ao seu roteiro localidades como Mourão, Mora, Arraiolos, Estremoz, Portel, Moura, Mértola ou as terras agora banhadas pelo grande lago do Alqueva.

UMA ESTADIA DE SONHO

A aparição de Nossa Senhora sobre um espinheiro motivou a construção, no século XV, de um convento onde acorriam os devotos em peregrinação. O Convento do Espinheiro foi acarinhado por reis e rainhas, e hoje é uma luxuosa unidade hoteleira, que teve o cuidado de se adaptar aos hóspedes com necessidades especiais. Um local de peregrinação religiosa que cativou reis e poetas

RESERVAR

EVENTOS NO ALENTEJO

MAIS EVENTOS