O Norte de Portugal engloba três regiões: Porto, Minho e Trás os Montes. A paisagem é cruzada por dois dos maiores rios de Portugal: o Minho e o Douro.

É no norte que se situa a segunda maior cidade portuguesa, o Porto, que tem uma uma entrada internacional no aeroporto Francisco Sá Carneiro. Com efeito, a cidade desenvolveu-se na margem norte do Rio Douro, que chega de Espanha. Pelo caminho, nas suas encostas, produz-se o mundialmente conhecido vinho do Porto.

Por excelência, a região do Porto é empreendedora e industrializada. Depois de Lisboa, é a cidade mais relevante do país, e igualmente carregada de história. Junto à foz do rio Douro, o Porto tornou-se sinónimo de um vinho licoroso que, desde há séculos, chega a todo o mundo.

A norte do Porto, a região do Minho é sinónimo de vinhos verdes e do Parque Natural da Peneda-Gerês. No entanto, é ainda a região das joias em delicada filigrana  e das mulheres vestidas de cores e de ouro.

Booking.com

Já decidiu onde ir e quer fazer uma reserva?

RESERVAR

O Norte de Portugal: Porto, Minho e Trás os Montes

Ali ao lado, no recanto nordeste do país, está a antiga província de Trás os Montes. Como o nome indica, a paisagem é montanhosa e ainda marcada por uma forte ruralidade. Assim, nas aldeias de montanha, a pastorícia e as hortas ainda são um modo de subsistência de muitos portugueses.

Além das capitais de distrito, junte ao seu roteiro de viagem localidades encantadoras, com história e boa comida. Por exemplo, Ponte de Lima, Chaves, Caminha, Arcos de Valdevez, Mogadouro ou ainda o Peso da Régua, mesmo à beira do imponente rio Douro.

CAPITAIS DE DISTRITO DA REGIÃO NORTE

Fotografia de Braga (Região Norte)

A mais antiga cidade portuguesa

LER MAIS
Fotografia do Castelo e muralhas de Bragança

O recanto mais longínquo de Portugal

LER MAIS
Fotografia da Ribeira do Porto

PORTO

A metrópole nortenha onde nasceu o Vinho do Porto

LER MAIS
Fotografia do navio-museu Gil Eannes em Viana do Castelo

A «meca da arquitetura», dos trajes e da ourivesaria

LER MAIS
Fotografia de Vila Real (Região Norte)

A herança nobre que ainda vive em Trás os Montes

LER MAIS

Já escolheu o próximo destino?

Com efeito, foi no Norte, mais precisamente em Guimarães, que se considera que nasceu Portugal. Por isso, aqui encontra a cidade mais antiga de todo o território: Braga.

A par disso, o norte de Portugal é uma região de mar, montanhas, rios e socalcos de cultivo. Em particular, de vinha. Afinal, esta é a região exclusiva do Vinho Verde, e do Vinho do Porto. Visite as adegas, e conheça uma das mais antigas regiões demarcadas do mundo.

RESERVAR

FAÇA AS SUAS RESERVAS

PASSAGEM AÉREA

ALOJAMENTO

Booking.com

AUTOMÓVEL

BONS MOTIVOS PARA VISITAR A REGIÃO NORTE

MAIS

Afaste-se das multidões e descubra o Portugal mais autêntico

Na região Norte, há que provar as francesinhas do Porto, as alheiras de Mirandela e a carne de vaca barrosã. Inclusive, tem Certificação de Origem Protegida. Em fevereiro, junte-se ao Entrudo dos Caretos na aldeia de Podence. Sem dúvida, uma forma única de celebrar o Carnaval.

De igual forma, não deixe de percorrer a via sacra de um santuário, ou de apreciar as encostas vinhateiras do rio Douro. A par disso, junto à fronteira, suba a um castelo com vista para a vizinha Espanha. Por fim, para levar para casa, escolha uma requintada peça de ouro de filigrana.

UMA ESTADIA DE SONHO

Esta Pousada era um antigo Mosteiro Agostiniano do século XII. No centro de Guimarães, este Small Luxury Hotel tem vistas espetaculares em redor. 

RESERVAR

EVENTOS NA REGIÃO NORTE

Festas da Senhora d’ Agonia

Agosto 17 - Agosto 21

MAIS EVENTOS