O Norte de Portugal engloba três regiões: Porto, Minho e Trás os Montes. A paisagem é cruzada por dois dos maiores rios de Portugal: o Minho e o Douro.
É no norte que se situa a segunda maior cidade portuguesa, o Porto, que tem uma uma entrada internacional no aeroporto Francisco Sá Carneiro. Com efeito, a cidade desenvolveu-se na margem norte do Rio Douro, que chega de Espanha. Pelo caminho, nas encostas, produz-se o mundialmente conhecido vinho do Porto.
Por excelência, a região do Porto é empreendedora e industrializada. Depois de Lisboa, é a cidade mais relevante do país, e igualmente carregada de história. Junto à foz do rio Douro, o Porto tornou-se sinónimo de um vinho licoroso que, desde há séculos, chega a todo o mundo.
A norte do Porto, a região do Minho é sinónimo de vinhos verdes e do Parque Natural da Peneda-Gerês. No entanto, é ainda a região das joias em delicada filigrana e das mulheres vestidas de cores e de ouro.
Já decidiu onde ir?
O Norte de Portugal: Porto, Minho e Trás os Montes
Ali ao lado, no recanto nordeste do país, está a antiga província de Trás os Montes. Como o nome indica, a paisagem é montanhosa e ainda marcada por uma forte ruralidade. Assim, nas aldeias de montanha, a pastorícia e as hortas ainda são um modo de subsistência de muitos portugueses.
Além das capitais de distrito, junte ao seu roteiro de viagem localidades encantadoras, com história e boa comida. Por exemplo, Ponte de Lima, Chaves, Caminha, Arcos de Valdevez, Mogadouro ou ainda o Peso da Régua, mesmo à beira do imponente rio Douro.
CAPITAIS DE DISTRITO DA REGIÃO NORTE
Já escolheu o próximo destino?
Com efeito, foi no Norte, mais precisamente em Guimarães, que se considera que nasceu Portugal. Por isso, aqui encontra a cidade mais antiga de todo o território: Braga.
A par disso, o norte de Portugal é uma região de mar, montanhas, rios e socalcos de cultivo. Em particular, de vinha. Afinal, esta é a região exclusiva do Vinho Verde, e do Vinho do Porto. Visite as adegas, e conheça uma das mais antigas regiões demarcadas do mundo.
Afaste-se das multidões e descubra o Portugal mais autêntico
Na região Norte, há que provar as francesinhas do Porto, as alheiras de Mirandela e a carne de vaca barrosã. Inclusive, tem Certificação de Origem Protegida. Em fevereiro, junte-se ao Entrudo dos Caretos na aldeia de Podence. Sem dúvida, uma forma única de celebrar o Carnaval.
De igual forma, não deixe de percorrer a via sacra de um santuário, ou de apreciar as encostas vinhateiras do rio Douro. A par disso, junto à fronteira, suba a um castelo com vista para a vizinha Espanha. Por fim, para levar para casa, escolha uma requintada peça de ouro de filigrana.
UMA ESTADIA DE SONHO
Esta Pousada era um antigo Mosteiro Agostiniano do século XII. No centro de Guimarães, este Small Luxury Hotel tem vistas espetaculares em redor.