A carregar Eventos

1º Dezembro 1640Celebração da Restauração da Independência de Portugal

1 DEZEMBRO 1640: PORTUGAL VOLTA A SER INDEPENDENTE

De 24 de novembro até 3 de dezembro, Vila Viçosa, no Alentejo, celebra restauração da nacionalidade com uma agenda cheia de eventos.

Com efeito, foi a 1 de dezembro de 1640 que um grupo de nobres – os Conjurados – tomaram o poder ao domínio espanhol, e entregaram-no ao Duque de Bragança. Precisamente, Vila Viçosa era a sede do Ducado de Bragança. Por essa razão, o duque vivia no Paço Ducal, e foi para aqui que veio a sua esposa espanhola, D. Luísa de Gusmão.

Sendo filha do duque de Medina-Sidónia, na Andaluzia, o casamento fora pensado para assegurar a vassalagem do herdeiro da coroa portuguesa. No entanto, D. Luísa de Gusmão veio a ser uma acérrima defensora da restauração de Portugal como país independente.

Assim sendo, foi de Vila Viçosa que D. João IV e D. Luísa de Gusmão partiram para Lisboa, para assumirem as rédeas do recuperado reino de Portugal. Para trás, ficavam 60 anos de domínio espanhol. Assim sendo, esta bonita vila alentejana celebra a Restauração com uma especial ligação à efeméride.

PRECISA DE ALOJAMENTO?

 

A PRINCESA DO ALENTEJO

Desde há muito, Vila Viçosa é conhecida como A Princesa do Alentejo. Afinal, teve um papel de relevo como sede do Ducado de Bragança, o mais rico do país, e herdeiro legítimo da coroa. Sem dúvida, a sua história e património estão muito associados à Casa de Bragança. Porém, esta bonita vila alentejana distingue-se também pela sua beleza em tons de branco, a religiosidade, e diversos acontecimentos que, no passado, a marcaram.

Assim sendo, as Comemorações da Restauração da Independência de Portugal, a 1 de dezembro de 1640, celebram muito mais do que esta data. Designadamente, uma recriação histórica relembra também o Cerco a Vila Viçosa pelo exército espanhol, a 9 de junho de 1665.

A par disso, o programa de atividades inclui ainda atividades culturais como palestras, música, exposições e a apresentação do livro «Luísa de Gusmão», de Isabel Machado. Por outro lado, os visitantes são desafiados a juntar.se a uma Arruada e ao habitual Desfile Histórico pelas ruas de Vila Viçosa. Naturalmente, entre uma atividade e outra, há espaço para a gastronomia, seja nas tasquinhas de rua ou nos restaurantes locais.

Par mais detalhes, consulte o cartaz abaixo, ou então aqui.

Booking.com
pub
Go to Top