Villa Romana do Milreu, Estói
O ESPLENDOR DO MOSAICO ROMANO EM PLENO ALGARVE
Na aldeia de Estoi, a apenas 8 km de Faro, no Algarve, encontramos a Villa Romana de Milreu. Foi habitada desde o século I até ao século XI. Com efeito, aqui encontramos impressionantes painéis de mosaico romano, e ainda uma antiga casa rural algarvia. Sem dúvida, um espaço a visitar.
UM ESPAÇO MILENAR ADAPTADO AOS TEMPOS MODERNOS
Desde logo, quando chegamos à entrada, percebemos que a Villa Romana de Milreu é um espaço moderno. Pelo menos, no acesso e no edifício que acolhe o centro de interpretação. Com efeito, o aspeto faz lembrar as ruínas romanas de São Cucufate, na Vidigueira. Desde logo, sendo, além de estacionamento à porta, o espaço é acessível a quem tem mobilidade reduzida.
No interior do recinto, o espaço é amplo, e percebemos logo que esta foi uma casa de vulto.
No vasto complexo, destaca-se o antigo templo, ainda com as parede altas a lembrar os tempos originais. Entre outros elementos, teve outrora uma sala de culto, um pódio, e uma pia batismal paleocristã.
Inevitavelmente, quando nos aproximamos, o olhar é atraído para uma faixa de mosaicos, na base do edifício. Com efeito, a decoração reflete a vida marinha, com diferentes peixes e golfinhos. Afinal, estamos muito próximos do mar. A par disso, em cima e em baixo, estas imagens são acompanhadas por motivos geométricos, em jeito de moldura. Sem dúvida, uma preciosidade arqueológica, que ainda impressiona pela sua beleza.
Noutra zona. as pequenas arcadas rente ao chão marcam a zona de espera das termas desta villa romana. Justamente, podemos ver também uma das piscinas com mosaicos do frigidarium – para os banhos frios.
PRECISA DE ALOJAMENTO?
DE VILLA RÚSTICA A EDIFÍCIO DE LUXO
Com efeito, a Villa Romana de Milreu teve origem no século I, e acolheu sempre habitantes, até ao século XI. Efetivamente, começou por ser uma casa rural mas, ao longo do tempo, sofreu alterações de vulto, e veio a tornar-se uma villa luxuosa.
Justamente, a descoberta desta villa deve-se ao arqueólogo algarvio Estácio da Veiga, em 1877. De então para cá, sucessivas investigações permitiram apurar que esta grande casa romana albergou famílias de elevado estatuto. Possivelmente, com relevo político na região.
No seu conjunto, os achados arqueológicos que aqui se encontraram mostram a riqueza da Villa Romana de Milreu. Desde logo, destaca-se a abundância de peças, boa parte em exposição no Museu Municipal de Faro. A par disso, encontramos algumas também na sala de exposições, junto à receção.
Porém, a maior riqueza continua aqui, em murais e pavimentos, com temas sobretudo ligados ao mar.
MUITO MAIS DO QUE UMA CASA RURAL
Na parte mais alta da Villa romana de Milreu, vemos uma casa branca, com uma pequena torre em cada canto. Justamente, este é um sinal da função defensiva que já teve.
Com efeito, esta casa rural foi erguida no século XVI, por cima das antigas construções romanas. Assim sendo, com as escavações arqueológicas, em seu redor vemos pavimentos de mosaico, assim como delimitações de antigas paredes.
Ainda assim, esta casa rural integra o complexo arqueológico pelo seu valor histórico. Embora mais recente, o seu interior mostra a organização doméstica de outrora, nos diferentes espaços.
Já agora, saiba que em Estói encontra uma luxuosa Pousada de Portugal, a Pousada Palácio de Estói. Vale a pena espreitar ou, se possível, pernoitar neste espaço cheio de história.