A carregar Eventos

Serenata MonumentalQueima das Fitas da Universidade de Coimbra

Serenata Monumental na escadaria da Sé Velha, Coimbra

A MAIOR FESTA ACADÉMICA DA EUROPA

Protagonizada pelos estudantes, a Serenata Monumental é um espetáculo musical, com sonoridades de fado e baladas tradicionais de Coimbra.

No final de cada ano letivo, este é o evento cultural que dá início ao período de festa da Queima das Fitas da Universidade de Coimbra. Sem dúvida, a maior festa académica da Europa. 

Famosa na cidade e no país, a Serenata Monumental decorre em maio, quando as aulas estão na reta final. A cada ano, atrai centenas de pessoas, que se reúnem no Largo da Sé, em Coimbra. Quando soam as doze badaladas, soam os primeiros acordes da guitarra. Deste modo, o concerto dos estudantes inaugura a Queima das Fitas, que dura vários dias.

A partir da imponente escadaria da Sé Velha, os grupos de cantares estudantis entoam as suas baladas para a multidão que os rodeia, fiel à tradição.

PRECISA DE ALOJAMENTO?

Booking.com

UMA TRADIÇÃO ASSOCIADA AO MAIS ANTIGO MONUMENTO DA CIDADE

Em regra, a Serenata Monumental decorre à meia noite. Em cada fim de ano letivo, precede muitos outros eventos musicais, culturais e de convívio que fazem fervilhar ainda mais a cidade dos estudantes.

Entre as festividades, há um Sarau de Gala, Chá Dançante, o Baile de Gala que reúne as diferentes faculdades. A par disso, há ainda concertos, garraiadas, récitas e tradições como a venda da Pasta e a Queima do Grelo. Pelo meio, ao longo dos dias e das noites, o convívio é uma constante a a animação das Noites no Parque também.

Logotipo da Associação Académica de Coimbra

Quanto à organização do evento, cabe à Associação Académica de Coimbra, fundada em 1887. Um organismo dinâmico e com muitas facetas e atividades, tanto no campos da artes como da cultura, desporto e voluntariado.

A par dos estudantes, toda a cidade é convidada a juntar-se às festividades da Queima das Fitas, que celebram o final de mais um ano letivo na Universidade de Coimbra.

  1. Feira da Serra 2022
  2. Viagem Medieval Santa Maria da Feira
  3. Feira de São Mateus 2022

    Feira de São Mateus (Viseu)

    Agosto 4 - Setembro 21
Go to Top