Serenata MonumentalQueima das Fitas da Universidade de Coimbra
A maior festa académica da Europa
Com efeito, a Queima das Fitas de Coimbra é uma festa que tem os estudantes como protagonistas.
Assim sendo, a Serenata Monumental é um ponto alto das festividades que assinalam o fim da vida académica. Concretamente, este é um espetáculo musical cheio de tradução, com sonoridades de fado e baladas de Coimbra.
Justamente, no final de cada ano letivo, a Serenata Monumental dá início ao período de festa. Ou seja, da Queima das Fitas da Universidade de Coimbra. Sem dúvida, a maior festa académica da Europa.
Famosa na cidade e no país, a Serenata Monumental decorre em maio, quando as aulas estão na reta final. A cada ano, atrai centenas de pessoas, que se reúnem no Largo da Sé, em Coimbra. Quando soam as doze badaladas, soam os primeiros acordes da guitarra. Deste modo, o concerto dos estudantes inaugura a Queima das Fitas, que dura vários dias.
A partir da imponente escadaria da Sé Velha, os grupos de cantares estudantis entoam as suas baladas para a multidão que os rodeia, fiel à tradição.
PRECISA DE ALOJAMENTO?
Uma serenata na escadaria do mais antigo monumento de Coimbra
Em regra, a Serenata Monumental decorre à meia noite. Em cada fim de ano letivo, precede muitos outros eventos musicais, culturais e de convívio que fazem fervilhar ainda mais a cidade dos estudantes.
Entre as festividades, há um Sarau de Gala, Chá Dançante, o Baile de Gala que reúne as diferentes faculdades. A par disso, há ainda concertos, garraiadas, récitas e tradições como a venda da Pasta e a Queima do Grelo. Pelo meio, ao longo dos dias e das noites, o convívio é uma constante a a animação das Noites no Parque também.
Quanto à organização do evento, cabe à Associação Académica de Coimbra, fundada em 1887. Um organismo dinâmico e com muitas facetas e atividades, tanto no campos da artes como da cultura, desporto e voluntariado.
A par dos estudantes, toda a cidade é convidada a juntar-se às festividades da Queima das Fitas, que celebram o final de mais um ano letivo na Universidade de Coimbra.