O ALQUIMISTA

Paulo Coelho

– «Sou o Rei de Salém», dissera o velho.
– Por que é que um rei conversa com um pastor?, perguntou o rapaz, envergonhado e admiradíssimo.
– Existem várias razões. Mas vamos dizer que a mais importante é que tenhas sido capaz de cumprir a tua Lenda Pessoal.
O rapaz não sabia o que era a Lenda Pessoal.
– É aquilo que sempre se desejou fazer. Todas as pessoas, no começo da juventude, sabem qual é a sua Lenda Pessoal. Nessa altura da vida tudo é claro, tudo é possível, e elas não têm medo de sonhar e desejar tudo aquilo que gostariam e ver realizar-se nas suas vidas. Entretanto, à medida que o tempo vai passando, uma misteriosa força começa a tentar provar que é impossível realizar a Lenda Pessoal.

COMPRAR
0
Ano de publicação
0
Exemplares vendidos
0
Tradução em línguas diferentes
0
Anos no top New York Times
  • Inspirador ao ponto de mudar vidas.

A OBRA QUE PÔS O MUNDO A REFLETIR

Depois de inúmeras recusas por editoras e de um arranque modesto, o Alquimista, do autor brasileiro Paulo Coelho, tornou-se um dos livros mais vendidos de sempre. Publicado em 1988, esteve uns impressionantes oito anos consecutivos no top de vendas do New York Times. A par disso, está traduzido em mais de 80 línguas e já vendeu perto de 70 milhões de exemplares.

Sendo aparentemente uma história singela, que o autor diz ter escrito em apenas duas semanas, O Alquimista encerra em si inúmeras metáforas. Assim sendo, leva o leitor a refletir sobre o sentido da vida, o caminho a seguir e a confiança no universo. 

Apesar do começo difícil, a obra fez um percurso fulgurante que nem o autor pôde adivinhar. Mais do que isso, é hoje considerada um clássico moderno. A par disso, é tido como uma referência por figuras como Madonna, Bill Clinton, Julia Roberts ou Will Smith.

Cheio de profundas verdades espirituais, O Alquimista é um daqueles raros livros que mudam vidas. Sem dúvida, será essa a explicação do fenómeno de vendas em que se tornou.

No meu caso, li este livro numa fase de transição, depois do fim de uma relação longa, em que  futuro deixou de ter um rumo e ficou em aberto. Esta história simples teve o poder de me dar ânimo para traçar um novo rumo, e confiar que, lá à frente, com certeza também iria encontrar o meu tesouro. E, de facto, assim foi.

UMA HISTÓRIA SIMPLES…

O protagonista de «O Alquimista» é Santiago. Basicamente, um jovem pastor que percorre os pastos da Andaluzia com as suas ovelhas em busca de alimento. No entanto, um dia decide seguir um sonho que o persegue, e ir em busca das Pirâmides do Egipto. Ansiava por vê-las com os seus próprios olhos, e encontrar um Tesouro. 

Pelo caminho, Santiago vive peripécias e cruza-se com pessoas que lhe ensinam os grandes segredos da vida. Segredos que o leitor também precisa de descobrir. Naturalmente, entre estas personagens com que se vai cruzando, está um alquimista.

«Deus escreveu no mundo o caminho que cada homem deve seguir. É só ler o que Ele escreveu»; «não existem coincidências»; «se puderes permanecer sempre no presente, então serás um homem feliz»… Entre tantas outras, estas são mensagens partilhadas neste liro, e que têm feito a diferença em muitas vidas. 

…QUE INCENTIVA O LEITOR A PERSEGUIR OS VERDADEIROS SONHOS

Neste livro, Paulo Coelho transmite a certeza de que todos temos uma Lenda Pessoal. Algo que nos apaixona e motiva, e que nos faz verdadeiramente felizes. No entanto, demasiadas vezes, nem sempre reconhecemos esses sonhos, por receio ou por circunsâncias da vida. Por outro lado, nem sempre os valorizamos ou temos coragem de os seguir.

Quando lido com um espírito aberto, «O Alquimista» traz à consciência do leitor verdades que nunca consciencializou. Desta forma, inspira a certeza de que o universo tem planos benéficos para cada um de nós. Em troca, exige apenas que sejamos capazes de perceber quais são os nossos sonhos. E que tenhamos a coragem de os perseguir. «Quando alguém quer alguma coisa, todo o universo conspira para que possa consegui-la».

Por tudo isto, «O Alquimista» é o livro ideal para quem atravessa uma fase de transição ou de incerteza. Se ainda não o leu, compre já o seu exemplar e, num bonito recanto de Portugal, irá descobrir a sua Lenda Pessoal. Siga-a e seja feliz. 

“It changed my whole life. I realized of all of the people who had conspired to get me to this place.”
Pharrell Williams, músico

“A wise and inspiring fable about the pilgrimage that life should be.”

M. Scott Peck, autor de «O caminho menos percorrido»

“It’s a brilliant, magical, life-changing book that continues to blow my mind with its lessons.”

Neil Patrick Harris, Ator

“A remarkable tale about the most magical of all journeys: the quest to fulfill one’s destiny.”

Tony Robbins, coach

COMPRE O LIVRO ONLINE

Escolha a loja que prefere

Logótipo Wook Preto

PARTILHAR

Deixe o seu comentário

  1. Viagem Medieval Santa Maria da Feira
  2. Feira de São Mateus 2022

    Feira de São Mateus (Viseu)

    Agosto 4 - Setembro 21
  3. Folk Azores 2022

    Folk Azores

    Agosto 14 - Agosto 21
Go to Top