Valhelhas, uma aldeia com praia fluvial

ENTRE O RIO ZÊZERE E A SERRA DA ESTRELA

No município da Guarda, encontramos a bonita aldeia de Valhelhas. Sem dúvida, uma bonita porta de entrada na Serra da Estrela. Com efeito, esta praia fluvial é uma das mais qualificadas, com Bandeira Azul e acessibilidade para todos.

TEMPO DE LAZER À BEIRA DO RIO ZÊZERE

Junto ao sopé da Serra da Estrela, a praia fluvial de Valhelhas é paragem obrigatória para quem passa férias na região. Na verdade, é uma das poucas praias fluviais do concelho da Guarda, o que a torna bastante procurada,

Com efeito, Valhelhas é uma pequena aldeia bastante acolhedora, que aproveita a sua localização estratégica para receber bem os visitantes. Seja de verão ou de inverno, vale a pena uma visita.

Situando-se à beira das águas frescas e límpidas do rio Zêzere, Valhelhas oferece todas as condições para um dia bem passado. Justamente, nesta aldeia, os visitantes encontram uma praia fluvial, onde não falta um bar de apoio com uma esplanada. A par disso, se quiser estender-se na toalha à beira da água, tem à sua disposição uma vasta zona relvada.

Por outro lado, existe ainda outro aspeto particular em Valhelhas. Numa iniciativa da autarquia, esta foi uma das primeiras praias fluviais acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida. Designadamente, para entrar na água, basta utilizar a rampa de acesso.

Mais do que isso, a praia fluvial de Valhelhas tem merecido selos de qualidade. Efetivamente, há mais de uma década que tem a qualidade da Bandeira Azul e o selo de Praia Acessível.

Como se tudo isto não bastasse, a envolvente é de floresta, com zonas para descanso e piqueniques, onde não faltam churrasqueiras. E ali mesmo ao lado, encontra-se um parque de campismo, com todas as comodidades. Já agora, por curiosidade, saiba que estamos a 540 metros de altitude.

AINDA NÃO MARCOU AS PRÓXIMAS FÉRIAS?

Booking.com
Booking.com
Booking.com

UMA ALDEIA PARA VISITAR EM QUALQUER ALTURA DO ANO

Em Valhelhas, respira-se a frescura (e por vezes o gelo!) da serra nos meses mais frios. Por outro lado, quando está calor, esta pequena aldeia é ideal para uns dias sossegados de lazer.

No que toca a alojamento, uma excelente opção é o parque de campismo. Em alternativa, existe alojamento local na aldeia, ou numa das localidades vizinhas. Ali perto, tem a Guarda ou a Covilhã. Porém, se quiser ficar na aldeia, tem opções como a Quinta da Pedrulha, a Casa do Castelo ou ainda o Soadro do Zêzere, recentemente em remodelação.

Quando o conhecemos, o Soadro tinha também um daqueles restaurantes que atraem gente vinda de longe. Afinal, a cozinha era requintada e deliciosa.

Junto ao Soadro do Zêzere, a vista abrange tanto o rio como a Serra da Estrela. Sem dúvida, uma visão de tranquilidade, e um ambiente para desfrutar em qualquer altura do ano.

SHOPPING

A PÉ, DE CANOA OU DE BICICLETA, PERCORRA A GRANDE ROTA DO ZÊZERE

Com efeito, se gosta de caminhar, saiba que Valhelhas é um dos pontos de passagem da Grande Rota do Zêzere (GR33).

Assim sendo, esta Grande Rota estende-se ao longo de 370 km.

Ao mesmo tempo, é uma rota encantadora e desafiante, que começa na nascente do rio, na Serra da Estrela. No final, desagua no rio Tejo, junto a Constância.

Em alguns troços, o rio Zêzere é tranquilo, mas corre veloz em alguns pontos. Por essa razão, é ideal para canoagem, e não faltam empresas que operam atividades radicais.

Em suma, por ser uma aldeia de serra, Valhelhas é sinónimo de lazer e de tranquilidade. Quando a visitamos, percebemos que soube valorizar os seus recursos, para nos acolher de braços abertos.

Booking.com
  • MORADA: Valhelhas, Guarda

  • CONTACTO: (+351) 275 487 372 | jfvalhelhas@gmail.com

  • PREÇO: Paga estacionamento junto à praia.

  • HORÁRIO: Sempre aberta.

  • ACESSIBILIDADE:  Praia acessível a pessoas com mobilidade reduzida. 

  • ATENÇÃO: Os dados apresentados podem ser alterados. Verifique antes de visitar.

pub