Alto de São Bento

A MELHOR VISTA SOBRE A CIDADE DE ÉVORA

A poucos quilómetros do centro de Évora, situa-se o Alto de São Bento. Como o nome indica, é um ponto alto na planície alentejana, e tem uma vista única sobre a Cidade Museu de Évora. Para chegar à cidade, basta caminhar alguns quilómetros ao longo do Aqueduto da Água de Prata. 

MUITO MAIS DO QUE UMA VISTA PRIVILEGIADA

Na planície alentejana, junto a Évora, destaca-se uma fileira de moinhos de vento. Com efeito, são os moinhos do Alto de São Bento. Sem dúvida, um ponto panorâmico, de onde podemos apreciar, a meia distância, a cidade de Évora. Ou seja, deste ponto alto, temos vista privilegiada para a Cidade-Museu. Como sabemos, é Património Cultural da Humanidade classificado pela UNESCO.

Assim, para nos ajudar a interpretar a paisagem e a cidade, temos um largo painel de azulejos. Com detalhe, em tons de azul, traduz o horizonte e identifica os principais pontos de interesse.

Contudo, este local é muito mais do que um miradouro. Pelo contrário, merece ser apreciado e, sem dúvida, vai querer fotografá-lo.

UMA COLINA DE GRANITO COM 350 MILHÕES DE ANOS

Desde logo, se olharmos para o chão, vemos que estamos num impressionante planalto granítico. Ou seja, debaixo dos nossos pés, temos uma rocha monumental. Na verdade, abarca praticamente toda esta área, e nela assentam os próprios moinhos.

Conforme nos explica um cartaz no local, esta é uma colina de granito, com mais de 350 milhões de anos.

Assim, por baixo de nós, estas rochas têm dezenas de quilómetros de profundidade. Segundo consta, emergiram do magma que se gerou, no interior da terra, a elevadas temperaturas.

Porém, na superfície, o ambiente é de imensa tranquilidade. Aqui, só se ouvem os pássaros e um ou outro veículo que passa na estrada, um pouco mais abaixo. Quanto aos moinhos, hoje estão recuperados, e integram um projeto educativo. Ou seja, ajudam a interpretar o passado.

Contudo, noutros tempos, foram elementos ativos de trabalho, moendo a farinha para fazer o pão.

pub

FAÇA AS SUAS RESERVAS

Booking.com

PARA CHEGAR A ÉVORA, SIGA O AQUEDUTO

Como não podia deixar de ser, também aqui encontramos monumentos históricos. De facto, ou não estivéssemos nós nas imediações de Évora, a Cidade Museu. Assim, se quiser deixar o carro no Alto de São Bento e caminhar em direção à cidade, siga o Aqueduto.

Do mesmo modo, pode fazer ao contrário e começar a caminhada em Évora, vindo até aqui. Ainda assim, tem receio de se perder? Então, descarregue o Trilho Do Alto de São Bento a Évora, e siga o percurso.

Deste modo, logo abaixo dos moinhos, cruzamo-nos com uma enorme propriedade: o Mosteiro de São Bento de Castris. Com efeito, foi um dos primeiros mosteiros femininos da Ordem de Cister, com origem no século XIII. Porém, antes disso, ali terá existido uma ermida dedicada a São Bento. Depois de diferentes usos, hoje é um espaço cultural e podemos visitá-lo.

Se continuarmos pelo trilho em direção a Évora, vamos ao encontro do Aqueduto da Água de Prata. Efetivamente, foi inaugurado em 1537, e tinha como finalidade abastecer água à cidade.

Deste modo, continuamos o caminho até Évora. Um caminho que é curto, de poucos quilómetros. A par disso, sendo tão bonito e verdejante, quase nem damos pelo trajeto.

AINDA NÃO FEZ AS SUAS RESERVAS?

Booking.com

DA CLAUSURA DA CARTUXA ÀS MURALHAS DE ÉVORA

Um pouco mais à frente, encontramos outro ícone de Évora. o Convento da Cartuxa. Efetivamente, a Ordem Religiosa da Cartuxa é devota do silêncio e do isolamento. Em Portugal, contou com apenas duas comunidades. Uma delas, aqui em Évora, e a outra, há muito extinta, em Caxias.

Na verdade, o verdadeiro nome deste convento é Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli. Escondido por trás das árvores, conseguimos ver o topo do bonito edifício, e pouco mais.

Estando sob a tutela da Fundação Eugénio de Almeida, em tempos já esteve aberto a visitas.  No entanto, a clausura regressou e já não acolhe visitantes.

Com o tempo, a comunidade original de monges foi envelhecendo, e tudo mudou. Agora, este edifício histórico acolhe uma nova comunidade feminina, as Irmãs do Instituto das Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará.

Por esta altura, já vemos Évora à nossa frente. Como vê, o trilho foi muito curto. Ainda assim, certamente memorável.  por agora, é altura de cruzar as muralhas de Évora, e descobrir o rico património da Cidade-Museu.

Já agora, damos uma dica se quiser poupar dinheiro em visitas a monumentos e museus. Em Évora Ticket, pode adquirir passes para um, dois ou três dias de visitas. Basta escolher, comprar, e visitar todos os museus que conseguir !

SHOPPING