A carregar Eventos

UMA PEREGRINAÇÃO ORIGINAL

Com contornos originais, a Romaria a Cavalo é um evento popular e tradicional, com origem religiosa. Deste modo, a romaria tem início na quinta feira e termina sempre no quarto domingo de abril.

Assim, ao longo destes quatro dias, romeiros a cavalo vêm de todo o país. com efeito, esta peregrinação a cavalo começa na Moita, uma vila ribeirinha da Margem Sul do Tejo. Depois disso, a cavalo ou em charretes, percorrem 150 km até Viana do Alentejo.

Assim sendo, todos vêm vestidos a rigor. Ao longo do percurso, são acarinhados pelas populações. Neste longo percurso, seguem pela antiga canada real. Do mesmo modo, esta antiga estrada era também conhecida como Estrada dos Espanhóis.

Por fim, a viagem termina em Viana do Alentejo, no Santuário de Nossa Senhora d’ Aires.

Sem dúvida, este um dos maiores e mais bonitos eventos equestres de Portugal.

PRECISA DE ALOJAMENTO?

Booking.com

DA MOITA A VIANA DO ALENTEJO

Entre 20 e 24 de abril de 2022, centenas de romeiros vindos de todo o país dão vida à XX Romaria a Cavalo. Assim, os participantes reúnem-se no dia 20, pelas 9h00, na Moita. O ponto de partida é o Largo da Igreja. Mais precisamente, a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da vila.

Com efeito, o edifício original é de 1631, já foi remodelado ao longo dos séculos. Ainda assim, mantém a sua beleza histórica na arquitetura, nos azulejos e na talha dourada.

Depois disso, os peregrinos a cavalo rumam a Viana do Alentejo, no interior alentejano.

Ao longo do percurso, a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem é transportada pelos romeiros. Segue num carro-andor, que segue à frente da procissão. No final, quando chega ao destino junta-se à imagem de Nossa Senhora d’Aires, em Viana do Alentejo.

VÍDEO: MUNICÍPIO DE VIANA

UMA TRADIÇÃO ANTIGA, RECUPERADA NO SÉCULO XX

Esta romaria religiosa a cavalo teve origem no século passado. Os lavradores da Moita dirigiam-se, no seu meio de transporte habitual, o cavalo, ao santuário de Nossa Senhora d’ Aires, em Viana do Alentejo, para pedir proteção e boas colheitas.

Após um interregno de mais de 70 anos, a romaria foi retomada em 2001, e este ano assinala-se a sua vigésima edição.

Desde sempre, este é um evento popular gratuito a que todos se podem juntar. Pode participar a cavalo ou como apoiante, seja no início, ao longo do percurso ou na chegada, que ocorre no sábado à tarde. Seguem-se festejos religiosos e profanos e, claro, muito convívio.

Abaixo, espreite o Spot promocional do evento, desenvolvido pelo Município de Viana do Alentejo.

Banner Amazon
pub
Go to Top