A carregar Eventos

UMA PEREGRINAÇÃO ORIGINAL

De contornos originais, a Romaria a Cavalo é um evento popular e tradicional, com origem religiosa. Deste modo, a romaria tem início na quinta feira e termina sempre no quarto domingo de abril.

Assim, ao longo destes quatro dias, romeiros a cavalo vêm de todo o país. com efeito, esta peregrinação a cavalo começa na Moita, uma vila ribeirinha da Margem Sul do Tejo. Depois disso, a cavalo ou em charretes, percorrem 150 km até Viana do Alentejo.

Assim sendo, todos vêm vestidos a rigor. Ao longo do percurso, são acarinhados pelas populações. Neste longo percurso, seguem pela antiga canada real. Do mesmo modo, esta antiga estrada era também conhecida como Estrada dos Espanhóis.

Por fim, a viagem termina em Viana do Alentejo, no Santuário de Nossa Senhora d’ Aires.

Sem dúvida, este um dos maiores e mais bonitos eventos equestres de Portugal.

PRECISA DE ALOJAMENTO?

Booking.com

DA MOITA A VIANA DO ALENTEJO

Entre 20 e 24 de abril de 2022, centenas de romeiros vindos de todo o país dão vida à XX Romaria a Cavalo. Assim, os participantes reúnem-se no dia 20, pelas 9h00, na Moita. O ponto de partida é o Largo da Igreja. Mais precisamente, a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da vila.

Com efeito, o edifício original é de 1631, já foi remodelado ao longo dos séculos. Ainda assim, mantém a sua beleza histórica na arquitetura, nos azulejos e na talha dourada.

Depois disso, os peregrinos a cavalo rumam a Viana do Alentejo, no interior alentejano.

Ao longo do percurso, a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem é transportada pelos romeiros. Segue num carro-andor, que segue à frente da procissão. No final, quando chega ao destino junta-se à imagem de Nossa Senhora d’Aires, em Viana do Alentejo.

VÍDEO: MUNICÍPIO DE VIANA

UMA TRADIÇÃO ANTIGA, RECUPERADA NO SÉCULO XX

Esta romaria religiosa a cavalo teve origem no século passado. Os lavradores da Moita dirigiam-se, no seu meio de transporte habitual, o cavalo, ao santuário de Nossa Senhora d’ Aires, em Viana do Alentejo, para pedir proteção e boas colheitas.

Após um interregno de mais de 70 anos, a romaria foi retomada em 2001, e este ano assinala-se a sua vigésima edição.

Desde sempre, este é um evento popular gratuito a que todos se podem juntar. Pode participar a cavalo ou como apoiante, seja no início, ao longo do percurso ou na chegada, que ocorre no sábado à tarde. Seguem-se festejos religiosos e profanos e, claro, muito convívio.

Abaixo, espreite o Spot promocional do evento, desenvolvido pelo Município de Viana do Alentejo.

  1. Feira da Serra 2022
  2. Viagem Medieval Santa Maria da Feira
  3. Feira de São Mateus 2022

    Feira de São Mateus (Viseu)

    Agosto 4 - Setembro 21
Go to Top