A carregar Eventos

A TRADIÇÃO DA SERRA ALGARVIA

Todos os anos, no último fim de semana de julho, a Feira da Serra reúne as tradições algarvias em São Brás de Alportel. Sendo uma vila serrana, desde 1991 que convida os turistas a conhecerem o Algarve mais profundo. Sem dúvida, vale a pena aceitar este convite.

Ano após ano, mantém-se o objetivo inicial desta mostra regional: a valorização dos produtores e produtos da Serra do Caldeirão. Na origem desta mostra, apoiada pela autarquia, esteve a Associação IN LOCO, de Desenvolvimento Local.

Por isso, na Feira da Serra, podemos acompanhar, ao vivo, o trabalho de diferentes artesãos. Criam cestos de vime, cerâmicas ou peças de cortiça, entre outras artes tradicionais, como os trabalhos em vitral, madeira ou pedra.

Sendo uma vila interior, a Feira da Serra é também a oportunidade perfeita para tomarmos contacto com as tradições equestres da região. Afinal, os cavalos são, ainda, um meio de transporte e de trabalho para muita gente do campo.

Como não podia deixar de ser, a gastronomia ocupa um lugar central nesta mostra de produtos e ofícios tradicionais. Assim sendo, podemos provar os sabores algarvios nas tasquinhas. Desde as cataplanas de peixe até aos doces regionais, passando pelos figos e pelo mel, prepare-se para enfrentar inúmeras tentações.

UM EVENTO PENSADO PARA TODOS

Sendo uma festa para toda a família, as acessibilidades físicas do espaço estão asseguradas. Por isso, traga à vontade o carrinho do bebé ou a cadeira de rodas dos avós.

A animação não falta, desde as danças e cantares aos concertos, atividades lúdicas para crianças e muito mais. Não faltam os animais domésticos, que fazem parte do modo de vida serrano, e que cativam tanto os miúdos como os graúdos.

A Feira da Serra inclui mais de uma centena de expositores, por isso, certamente que as opções são muitas, e para todos os gostos. Os ofícios tradicionais estão em destaque, e pode levar ainda para casa roupas, almofadas e até mobiliário.

Esta é uma festa genuína, que celebra o melhor de Portugal. Embora se situe na região mais agitada do país em tempo de verão, o interior algarvio escapa à massificação e mantem o seu modo de vida próprio. Conheça esta autenticidade em São Brás e Alportel. Não apenas na Feira da Serra, mas ao longo de todo o ano.

VÍDEO: MUNICÍPIO DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL
  1. Feira da Serra de São Brás de Alportel
  2. Viagem Medieval Santa Maria da Feira
  3. Feira de São Mateus 2022

    Feira de São Mateus (Viseu)

    Agosto 4 - Setembro 21
Go to Top