Folk AzoresFestival Internacional de Folclore dos Açores
UMA SEMANA DE DIVERSIDADE CULTURAL
Uma vez por ano, em agosto, o mundo junta-se na Ilha Terceira. Sem dúvida, uma das mais bonitas ilhas dos Açores. Assim, grupos de folclore reúnem-se, vindos dos quatro cantos do globo. Desde sempre, a organização está a cargo do COFIT. Ou seja, o Comité Organizador de Festivais Internacionais da Ilha Terceira. É o Folk Azores.
Para os participantes, as inscrições podem ser feitas online, no site da organização. Se quiser assistir, basta adquirir o seu bilhete. Depois, acompanhe o programa das atuações, que decorrem em vários pontos da ilha.
Durante cerca de uma semana, sucedem-se atuações de música e dança em diferentes locais. Invariavelmente, são momentos cheios de cor e musicalidade. Com efeito, cada grupo traz consigo as tradições do seu país. Em suma, esta é uma das grandes mais valias deste festival.
PRECISA DE ALOJAMENTO?
O MUNDO REÚNE-SE NA ILHA TERCEIRA
Desta forma, numa pequena ilha portuguesa, situada em pleno oceano Atlântico, partilham-se os costumes de diferentes povos. Com efeito, muitos dos grupos vêm do continente, das diferentes regiões de Portugal.
Porém, outros chegam dos diferentes zonas do mundo, nomeadamente Europa, Ásia ou África. Consigo, todos trazem os seus trajos e sonoridades próprias.
Ao longo das mais de 30 edições, já marcaram presença no Folk Azores grupos de folclore vindos de países como o Chile, a Tailândia, Estados Unidos, Bulgária, Argentina, Finlândia, França, México, Taiwan, Letónia ou Polónia, entre outros.
Por fim, na última noite, o evento culmina num grandioso espetáculo de encerramento.
vídeo: folk azores
COMO SEMPRE, UM GRANDE ESPETÁCULO FOLK
Em 2019, na 35ª edição, o evento contou com 14 grupos de folclore portugueses e 13 internacionais, vindos de 14 países. Ao todo, participaram na festa cerca de 1150 artistas. É o maior festival de folclore do país, e conta com certificação internacional.
Em 2020, o Folk Açores 2020 foi cancelado devido à pandemia de COVID-19. Porém, o evento passou para o ano seguinte, entre 8 a 15 de agosto de 2021.
Em 2013, o festivel regressa em força, de 13 a 20 de agosto, com apresentações da cultura folk dos quatro camtos do mundo.
pub