A carregar Eventos

UMA VIAGEM AO PASSADO MEDIEVAL PORTUGUÊS

Em Santa Maria da Feira, no Norte de Portugal, realiza-se o maior evento de recriação histórica medieval da Europa. É a Viagem Medieval, em Terra de Santa Maria.

Anualmente, em agosto, atrai muitos milhares de pessoas. E não é para menos, porque toda a vila se transforma. Mais do que isso, convida os visitantes a viajarem no tempo. Em cada ano, uma época diferente. Deste modo, ficamos a conhecer um pouco da história de Portugal, imergindo na sua recriação.

Em 2019, a XXIII edição do evento foi dedicada ao reinado de D. Fernando I. Pela sua personalidade, este rei recebeu do povo o cognome de «O Inconstante».

No ano anterior, recriou-se o reinado de D. Pedro I, «O justiceiro». O rei que foi protagonista da trágica ligação a Inês de Castro e à Quinta das Lágrimas. Ainda como exemplo, em 2013 a viagem foi até Alcácer do Sal. Mais precisamente, ao ano de 1217, quando os cristãos tomaram o castelo e a cidade aos mouros.

Assim, todos os anos há uma impressionante batalha histórica, que envolve fogo real. A par disso, imergimos em diferentes experiências medievais. Não falta o treino dos guerreiros e arqueiros, os banhos termais e os bardos. Abundam ainda as atuações musicais, as danças da corte e os arraiais populares. Como se tudo isto não bastasse, temos ainda o souk e a feira franca, para trocas comerciais e petiscos.

PREPARE-SE PARA VIAJAR NO TEMPO

Durante duas semanas, toda a vila de Santa Maria da Feira é um cenário medieval. Povoada por cavaleiros, lavadeiras, alquimistas, falcoeiros, bardos, saltimbancos, escudeiros e muitas outras figuras do passado. Sem esquecer, é claro, o rei, a rainha e a respetiva corte.

Cada um se entretém com o seu dia a dia medieval. Enquanto isso, o público circula, assiste e, se possível, participa. Assim sendo, há atividades e jogos para toda a família. A par disso, não falta comida e bebida, batalhas, torneios a cavalo e até quezílias entre guerreiros. Se quiser fazer compras, é vasta a oferta de produtos de inspiração medieval.

No topo da colina, o bonito castelo de Santa Maria  da Feira recupera o seu papel original. Acolhe a corte e os eventos, e entra também na festa.

A Viagem Medieval realiza-se anualmente em agosto desde 1996. Pela sua qualidade, é um evento muitas vezes premiado. Por um lado, destaca-se pela sua dimensão, que ocupa e envolve toda a vila. Por outro lado, o detalhe da recriação histórica não tem paralelo.

UM EVENTO PENSADO PARA TODOS

A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria tem preocupações com a acessibilidade para pessoas com incapacidades. Com efeito, foram feitas inúmeras adaptações. Não apenas físicas, como também sensoriais.

Assim, a circulação na vila foi facilitada. A par disso, as pessoas surdas encontram, logo no site do evento, informação em Língua Gestual Portuguesa.

Sem dúvida, o nível de qualidade e de espetacularidade da Viagem Medieval ultrapassa qualquer outro evento medieval do país.

Para isso, existe uma grande aposta nos aspetos da figuração, diversidade de eventos e tecnologia audiovisual.

De facto, mais do que um evento, a Viagem Medieval é uma experiência imersiva no passado. Marque no calendário, e reserve o seu alojamento com antecedência.

Booking.com
  1. Feira da Serra de São Brás de Alportel
  2. Viagem Medieval Santa Maria da Feira
  3. Feira de São Mateus 2022

    Feira de São Mateus (Viseu)

    Agosto 4 - Setembro 21
Go to Top