A carregar Eventos

CELEBRAR O MONTADO NO INTERIOR ALENTEJANO

Com início no ano 2000, a Feira do Montado de Portel celebrou 20 anos em 2019. Depois disso, a pandemia suspendeu o evento, como tantos outros. Deste modo, a próxima edição realiza-se já em 2022, como sempre por iniciativa da autarquia.

A par disso, a Feira do Montado conta com a colaboração dos diferentes players deste importante sector da economia.

Assim, uma vez por ano, estes juntam-se em Portel, às portas do grande Lago do Alqueva. Ou seja, produtores, industriais, comerciantes, investigadores e clientes. O evento atrai visitantes de todo o país. A par disso, marcam ainda presença responsáveis políticos, como sinal da importância económica do montado.

Na Feira do Montado, encontramos todos os produtos que decorrem do Montado. Desde logo, a internacionalmente conhecida cortiça. Hoje em dia, é utilizada muito para além das tradicionais rolhas de garrafas.  Com efeito, encontramos a cortiça em forma de malas, sapatos, chapéus, e inúmeros outros produtos. Tanto de moda como utilitários.

A par da cortiça, a Feira do Montado congrega muitos outros produtos, sobretudo da gastronomia local. Desde logo, as carnes e enchidos, o mel, o azeite e muito mais. Por outro lado, como se tudo isto não bastasse, o evento conta ainda com animação musical, conferências e apresentação de tradições alentejanas.

Booking.com

A IMPORTÂNCIA ECONÓMICA DO MONTADO

O Montado é um ecossistema característico do Baixo Alentejo, e também de outras regiões do Mediterrâneo. Na prática, é uma floresta construída pelo homem, para as suas atividades de agricultura, silvicultura e pastoreio. Em regra, integra árvores como o sobreiro, a azinheira, o carvalho ou o castanheiro. Em Portugal, o sobreiro e a azinheira são espécies legalmente protegidas, desde 2001.

Contudo, mais do que isso, o Montado é uma paisagem natural classificada pela UNESCO. Com efeito, a biodiversidade desta paisagem inclui um vasto conjunto de animais e de espécies vegetais, para além das árvores. A par disso, desempenham um papel fundamental a nível ecológico. Afinal, contribuem para a retenção de água, conservação dos solos e também a fixação de carbono.

  1. Feira da Serra de São Brás de Alportel
  2. Viagem Medieval Santa Maria da Feira
  3. Feira de São Mateus 2022

    Feira de São Mateus (Viseu)

    Agosto 4 - Setembro 21
Go to Top