Vila Madeiro, Penamacor
O MAIOR MADEIRO DO PAÍS
Com efeito, são muitas as vilas e aldeias portuguesas que têm por tradição acender uma fogueira na época natalícia.
No entanto, Penamacor vai mais longe. Todos os anos, por altura do Natal, esta vila raiana recupera uma tradição antiga e acende a maior fogueira do país. Entre os locais, chamam-lhe o Madeiro. Precisamente por isso, esta bonita vila, do distrito de Castelo Branco, assumiu a designação de «Vila Madeiro».
Como é habitual, a festa dura de 7 a 25 de dezembro.
Imagens: Penamacor Vila Madeiro
A CHAMA DA TRADIÇÃO
Assim, tudo começa no dia 7 à tarde, com as celebrações que anunciam mais uma edição do Madeiro. A vila está enfeitada pela população, e não faltam expositores, tasquinhas e comércio, à disposição dos visitantes.
A animação segue noite dentro e, no dia seguinte, chega um desfile de tratores e reboques, carregados com troncos de árvores, que foram cortados e arrancados. Naturalmente, outro ponto alto da festa é o acender do madeiro, no adro da igreja matriz. Ali fica, a arder, até ao dia de Natal.
Desde há muito, reunir o madeiro é uma tradição a cargo dos jovens, quando chegam aos 20 anos. Em suma, uma espécie de ritual de passagem à idade adulta, que todos valorizam. Mais do que isso, é um ritual aguardado desde tenra idade, há muitas gerações.
A cada ano, por todo o concelho de Penamacor, os jovens de 20 anos organizam-se e põem mãos à obra. Naturalmente, com a ajuda de quem tem mais experiência. Afinal, não é fácil recolher toneladas de madeira, para dar continuidade a esta antiga tradição natalícia.
Para culminar, acende-se finalmente o madeiro no dia 23 de dezembro pelas 23h50, ficando a arder durante vários dias. Em regra, depois da ceia de Natal, a população reúne-se em redor da enorme fogueira, para se aquecer, mas sobretudo conviver.
PRECISA DE ALOJAMENTO?
DIAS DE FESTA, CONVÍVIO E TRADIÇÃO
A par do madeiro, que arde placidamente no adro da igreja, estes dias são preenchidos, na vila de Penamacor. Afinal, o programa das festas é grande, e são muitos os eventos para entreter os participantes.
Desde logo, há uma forte aposta local no comércio. Com efeito, nesta festa tradicional, não faltam comes e bebes, produtos tradicionais e atividades, em que todos podem participar. Nomeadamente, o mercado de Natal, as tasquinhas, um espaço infantil, mas também a animação itinerante, os fóruns e colóquios. Inevitavelmente, a música e a dança marcam uma forte presença, com ranchos folclóricos, concertinas, bombos e até tunas académicas.
Além disso, Penamacor organiza ainda uma feira do livro, showcooking, concertos, workshops, e ainda passeios pedestres e equestres. Sem dúvida, oportunidades para conhecer melhor a bonita Serra da Malcata.
Como vê, não faltam motivos para marcar no calendário uma visita à Vila Madeiro. Por isso, escolha o seu alojamento, e siga caminho rumo a Penamacor. Como se tudo isto não bastasse, além da festa, pode ainda desfrutar do rico património histórico desta vila fronteiriça, muito ligada à comunidade judaica.
vídeo: LocalVisão, Município de Penamacor.