Torre de Menagem de Penamacor
O QUE RESTA DO CASTELO
Concluído em 2011, o restauro da Torre de Menagem de Penamacor foi um marco. Mais do que isso, é parte de um projeto ainda em curso. Desta forma, a autarquia pretende dar vida ao antigo burgo medieval. Imponente e vigilante, a Torre de Menagem é um símbolo desse passado.
A NÃO PERDER: O MUDEU E A VISTA A 360º
Desde as habitações aos pavimentos, o centro histórico de Penamacor está diferente. A começar pela belíssima Torre de Menagem. Já agora, para a visitar, o melhor é confirmar com o Posto de Turismo.
Recuperada em 2011, a Torre de Menagem é hoje um pequeno museu. Numa exposição permanente, mostra objetos que fizeram parte do seu passado. Um passado longínquo, desde o período neolítico. Foram encontrados nas escavações arqueológicas realizadas nas imediações. Por isso, refletem a vida no interior da antiga muralha. Em destaque, no centro da sala, uma maquele mostra como seria o antigo burgo. A três dimensões, vemos que era um espaço povoado, e bem protegido.
A par desta viagem ao passado, há mais para ver na Torre de Menagem. E que vista! Suba ao terraço e vai encontrar uma absolutamente impressionante. Paravras para quê?
A TORRE QUE RESISTIU A INVASORES E A UMA EXPLOSÃO
O que resta da muralha e a Torre de Menagem são dos poucos vestígios que restam do castelo de Penamacor. Uma fortaleza que resistiu heroicamente. Ao tempo, às invasões, e até ao rebentamento de um paiol de munições.
Com efeito, a fatídica explosão ocorreu em 1739, e teve origem numa trovoada. Em consequência, desapareceram as dependências anexas à torre. Nesta, veem-se ainda algumas rachas na parede. Também devido à explosão, a torre passou a estar isolada.
Felizmente, o relato dos acontecimentos daquela noite de tempestade chegou até nós. Com efeito, foi graças ao prior da altura, que o registou. Desta forma, ficou ainda registado um detalhe impressionante. A explosão projetou uma das traves da torre a duas milhas de distância.
Em suma, atualmente a torre de Menagem de Penamacor está aberta ao público. Para entrar, o preço é simbólico. No entanto, como já referimos, é melhor garantir a visita. Para isso, contacte previamente o Posto de Turismo. Tem os contactos mais abaixo.
FAÇA AS SUAS RESERVAS
SHOPPING
MORADA: Centro histórico de Penamacor.
CONTACTO: Posto de Turismo de Penamacor 277 394 106 | turismo@cm-penamacor.pt
PREÇO:
HORÁRIO:
ACESSIBILIDADE: O espaço não está preparado para pessoas com mobilidade reduzida.
WEBSITE: https://museudoazeite.com/
ATENÇÃO: Os dados apresentados podem ser alterados. Confira antes de visitar.
Deixe o seu comentário