Rota das Faias

MANTEIGAS, SERRA DA ESTRELA

Em plena Serra das Estrela, a Rota das Faias é famosa entre os amantes das caminhadas.

Na prática, é um trilho curto, tem apenas entre de 5 e 6 km. Contudo, esta é uma caminhada que nos para sempre na memória.  

Afinal, ao longo do percurso somos envolvidos por uma enorme tranquilidade, em tons de dourado.

Vá com amigos ou com a família, ou mesmo sozinho, que vale a pena.

Com sorte, pelo caminho, ainda encontra um pastor com quem conversar. 

Resumo do Trilho Mistura das Águas

ROTA DAS FAIAS: UMA PÉROLA DOURADA NA SERRA DA ESTRELA

De facto, não é todos os dias que nos deparamos com uma paisagem como a da Rota das Faias. Sem dúvida, uma paisagem única em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. Afinal, é um  bosque povoado sobretudo por faias, uma árvore da família dos carvalhos e dos castanheiros. Justamente, podem alcançar os 40 metros de altura, e a sua folha é caduca. Por essa razão, no outono despem-se de folhas, e colocam aos nossos pés um tapete fofo, em tons de dourado.

Sem dúvida, este é um trilho que vale a pena percorrer em qualquer altura do ano. Contudo, é no outono que as faias atingem todo o seu esplendor. Assim, ao longo deste percurso, sentimo-nos envolvidos pelos tons de dourado da folhagem. Em nosso redor, a paisagem que nos envolve é de um silêncio acolhedor, através de uma espécie de túnel em tons de ouro. Lembre-se, este é um trilho circular para percorrer com tempo.

Num dos seus extremos, encontramos a capela de São Lourenço, local de culto que remonta ao culto pagão. Com efeito, desde há muito que o sol e as árvores são alvo de adoração. Contudo, este bosque de faias, que justamente parece mágico, foi plantado pelos Serviços Florestais de Manteigas no início do século XX.

A MAIS ANTIGA ÁREA FLORESTAL PROTEGIDA DE PORTUGAL

Com efeito, a Serra da Estrela é a maior área protegida portuguesa. No total, estende-se por mais de 100 mil hectares. A par disso, o Parque Natural da Serra da Estrela foi o primeiro a receber este estatuto no país. Afinal, tem características únicas.

De facto, aqui se situa o pico mais alto de Portugal continental, e também a única pista de neve do nosso território.

Neste contexto, a Rota das Faias representa uma pequena área da Serra da Estrela. Situando-se perto de Manteigas, a sua beleza confere-lhe um justo lugar de destaque.

Lá de cima, contemplamos o Vale Glaciar do Zêzere, em forma de U. Além disso, temos uma vista privilegiada para a Torre, o Cântaro Magro, o Cântaro Gordo e as Penhas Douradas.

RESERVE O SEU ALOJAMENTO

Booking.com

NUNCA É DEMAIS LEMBRAR:

Como diz o ditado, «quem vai ao mar, avia-se em terra». Seja caminheiro habitual ou estreante, já deve saber que caminhar é desporto, e como tal precisa de material adequado e cuidados básicos.

Assim, tenha sempre os seguintes cuidados:

  • Não vá caminhar sozinho, muito menos em alta montanha. De preferência, junte-se a um grupo experiente. Pode torcer um pé ou pior. Não arrisque, porque os azares não acontecem só aos outros. Pode ficar sem bateria para chamar ajuda ou, num local inóspito, nem ter rede de telemóvel.
  • Calce boas meias de algodão grosso, e botas de caminhada. De preferência já usadas, para ter a certeza de que são confortáveis e não lhe magoam os pés.
  • Use protetor solar, e leve consigo um chapéu.
  • Na mochila, é obrigatório ter pelo menos um litro e meio de água, e alguma comida energética. Fruta, frutos secos, barritas, sandes…
  • Nos dias mais frescos, leve consigo um impermeável. Se estiver no verão, dá jeito uma camisola que proteja a pele de um escaldão.
  • Siga o trilho e as respetivas marcas no terreno.
  • Não faça barulho. Oiça a natureza e desfrute da harmonia que ela lhe traz.
  • Respeite a natureza e não leve nada para casa a não ser fotografias e boas memórias.

SHOPPING

Altimetria Rota das Faias

PÉS AO CAMINHO

Rota das Faias (PR13)

Trilho Faias_da_Serra_da_Estrela.

OBS: Embora tenhamos seguido este trilho, pode ter havido eventuais alterações no terreno. Informe-se previamente e confirme sempre com a informação oficial.

2022-08-30T12:57:29+00:00By |Distrito da Guarda, Parque Natural da Serra da Estrela, Região Centro, Trilhos Pedestres, Visitas em Família|Comentários fechados em Rota das Faias, Manteigas
Go to Top