Festas Sanjoaninas, Ilha Terceira
O SÃO JOÃO AÇORIANO
Tal como a Fénix renasceu das cinzas, também Angra do Heroísmo se reinventou, após o terramoto de 1980. Por isso, o cartaz das festas Sanjoaninas deste ano representam aquela ave mítica, sobre uma cidade que veio a ser Património Mundial da UNESCO em 1983.
Todos os anos, a ilha Terceira renova a tradição de festejar o São João. Assim, este ano as festas Sanjoaninas decorrem entre 22 de junho e 3 de julho. Durante estes dias, há concertos, desfiles de marchas e bailes com ranchos folclóricos locais.
A par disso, o cartaz de músicos é vasto, integrando nomes como Toy, Bárbara Bandeira ou Bispo. Os bilhetes para os concertos variam entre os 15 e os 30 euros, boa parte dos outros eventos são gratuitos.
PRECISA DE ALOJAMENTO?
vídeo: sanjoaninas.pt
UMA FESTA PROFANA COM SÉCULOS DE TRADIÇÃO
Sem dúvida, as Sanjoaninas são um grande cartão de visita da ilha Terceira. Afinal, a origem desta celebração remonta ao século XVI, e por isso sempre fez parte da cultura local.
Em regra, as festas Sanjoaninas abrem com um cortejo em que brilha a figura da Rainha. Assim sendo, seguem-se muitos eventos etnográficos, culturais, recreativos, musicais e também desportivos.
Entre eles, um ponto alto é a Feira Taurina das Sanjoaninas, com corridas de praça, toureio à corda e as tradicionais largadas de touros. De tal forma que estas imagens, cheias de peripécias e alguns acidentes, são muito amplamente difundidas.
pub