Santuário do Senhor dos Mártires

UM DOS TEMPLOS CRISTÃOS MAIS ANTIGOS DO PAÍS

No topo de uma colina junto a Alcácer do Sal, encontramos o Santuário do Senhor dos Mártires. Um ambiente discreto, onde se respira paz, e com enorme significado histórico. Afinal, este é um dos santuários cristãos mais antigos do país. Com efeito, foi edificado no século XIII pelos Cavaleiros da Ordem de Santiago de Espada. Contudo, já era uma necrópole e um local de culto na Idade do Ferro.  

UMA NECRÓPOLE COM MUITOS SÉCULOS

Quando entramos no portão do Santuário do Senhor dos Mártires, sentimos que este é um local de tranquilidade. Na nossa primeira visita, não havia ninguém no local, apenas uma senhora de leste, que morava numa das casas térreas do recinto, e que abria a porta aos visitantes.

Numa segunda visita, os escuteiros ocupam o jardim, e aprendem a montar tendas de campismo. Ainda assim, talvez pelo peso dos séculos, o santuário não se deixa perturbar.

Desta vez, quem nos abre a porta da igreja, gentilmente, é um dos chefes escuteiros. Numa esquina da parede, à entrada exibe a cruz da Ordem de Santiago, responsável pela fundação do edifício.

Por baixo das lages da igreja e nos sarcófagos, guardam-se vidas passadas, sobretudo de gente ilustre. Afinal, este santuário do século XII albergava os restos mortais dos mestres da Ordem de Santiago. Com efeito, os mesmos a quem D. Afonso II confiou estas terras, para que as protegessem.

Porém, desde muito antes disso, este local já era uma necrópole pública. Mais precisamente, desde a Idade do Ferro.

pub

SHOPPING

FAÇA AS SUAS RESERVAS

PASSAGEM AÉREA

ALOJAMENTO

Booking.com

AUTOMÓVEL

UM LOCAL DE CULTO DE REFERÊNCIA 

Sem dúvida, o Santuário do Senhor dos Mártires é uma discreta joia do património de Alcácer do Sal. Desde logo, o seu nome advém dos mártires que tombaram nas batalhas da reconquista desta terra aos mouros.

Muito perto do centro de Alcácer do Sal, desde tempos imemoriais que este monte serve de necrópole às gentes locais. Na Idade do Ferro, foi uma necrópole. Mais tarde, tornou-se um dos locais pioneiros do cristianismo em Portugal.

Associado a milagres, tornou-se local de romaria e, por isso aqui se construiu uma ermida. Inclusivamente, a fama dos milagres terá chegado a Espanha pois, no século XIII, o rei espanhol Afonso X referiu-se a um deles, nas suas «Cantigas de Santa Maria».

A investigadora Teresa Lopes Pereira, do Instituto de Estudos Medievais, adianta que «é muito possível que, depois da reconquista de Alcácer, o Santuário de Santa Maria dos Mártires, administrado pela Ordem de Santiago e com enraizada devoção popular, tivesse ganho fama e fosse conhecido além fronteiras. » Adianta ainda que «talvez algum cavaleiro da Ordem tivesse contado o milagre ao rei.»

PRECISA DE ALOJAMENTO?

Booking.com

O PANTEÃO DOS MESTRES DA ORDEM DE SANTIAGO DE ESPADA

No século XII, os cavaleiros da Ordem de Santiago de Espada construíram este santuário, muito perto do centro da sua sede. A par da nave central, o santuário do Senhor dos Mártires tem capelas adjacentes. Entre elas, a mais antiga é a Capela do Tesouro, que data do século XII, ou início do XIII. Ao que tudo indica, terá a sua origem logo após a conquista de Alcácer aos mouros, em 1217.

No que toca ao estilo arquitetónico, apresenta de transição entre o Românico e o Gótico.

Mais tarde, em 1333, o terceiro Mestre da Ordem de Santiago de Espada, Garcia Peres, mandou construir a Capela dos Mestres, para ser o panteão da Ordem de Santiago. Assim sendo, aqui estão sepultados pelo os quatro primeiros mestres espatários. A par disso, destaca-se ainda a imagem de Nossa Senhora da Cinta, que há séculos é venerada como protetora dos partos.

Mais tarde, no século XV, o santuário integrou uma nova capela, por iniciativa de Maria de Resende. Viúva do comendador-mor de Santiago, aqui veio sepultar o marido, Diogo Pereira, em 1427.

  • MORADA: Estrada Senhor dos Mártires, Alcácer do Sal.

  • CONTACTO: 926 462 939 | senhordosmartires@gmail.com

  • PREÇO: Acesso gratuito.

  • HORÁRIO: De terça-feira a sábado, das 10h às 12h30. Sexta-feira, das 17h30 às 19h30.

  • ACESSIBILIDADE: O espaço exterior é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.  

  • WEBSITE: https://www.cm-alcacerdosal.pt/

  • ATENÇÃO: Os dados apresentados podem ser alterados. Confira antes de visitar.

Banner Amazon
pub