Praia Fluvial e Parque de Campismo de Bostelim

UM REFÚGIO DE NATUREZA ENTRE A SERTÃ E VILA DE REI

Antes de mais, importa alertar que não é garantido que haja rede de internet ou telemóvel neste paraíso escondido na serra. Por essa razão, é o local perfeito para uns dias longe de tudo e de todos. Assim sendo, estamos rodeados pelo silêncio e pelas montanhas. A par disso, estamos à beirinha de uma praia fluvial encantadora, onde as águas correm devagar, com tempo para aquecer debaixo do sol. Assim sendo, meta uns livros na bagagem, e venha conhecer este refúgio quase secreto. 

SÓ PARA QUEM GOSTA DE SOSSEGO

Por um lado, é um parque de campismo. Por outro, é uma praia fluvial. Na prática, em Bostelim temos tudo para ser felizes e estar sossegados. Se for de sossego que andamos à procura, claro.

Com efeito, a praia fluvial e o parque estão juntos, mas são independentes, nem sequer há uma cancela a dividi-los.

A par disso, o ambiente é familiar, gerido por pai e filho, que chegam de manhã cedo e abalam ao final do dia. Deste modo, para se instalar no parque, há que entrar, falar com eles e fazer o registo. Depois, é só montar a tenda ou instalar a caravana. Fora de horas, o melhor é instalar-se e tratar das burocracias no dia seguinte.

Para uso comum, há um bar com esplanada, um posto de socorros e wi-fi, com uma ligação algo periclitante. Afinal, estamos num vale, onde corre uma ribeira, aproveitada para a bonita praia.

Já agora, se gosta de caminhadas, saiba que há um percurso marcado a começar mesmo na praia fluvial. A par disso, tem 9,5 km e é circular. Deste modo, antes de se pôr as botas ao caminho, descarregue o PR5 – Rota do Bostelim KML, e o folheto do percurso. Naturalmente, com a cortesia da Câmara Municipal de Vila de Rei.

UM PARQUE MODESTO, MAS ENCANTADOR

Desde logo, quando chegámos, era véspera de um fim de semana grande com bom tempo. Ainda assim, em meados de junho, não havia qualquer tenda montada. De facto, o parque tinha acabado de (re)abrir para a época de verão. Efetivamente, no recinto estavam apenas duas caravanas.

Neste parque, o espaço é relativamente reduzido, mas chega e sobra. Afinal, estamos num discreto refúgio na serra, algures na freguesia de Fundada. Entretanto, chegaram mais amigos e novos campistas, mas ninguém ficou encavalitado. Tudo tranquilo.

Booking.com

Por seu lado, o balneário é pequeno e com condições modestas, mas desenrasca. Masculino no lado esquerdo do edifício, feminino à direita. Em cada lado, há um duche coletivo e sem privacidade, poucos lavatórios e algumas casas de banho. Parece pouco, mas foi suficiente, sem atropelos. Sem dúvida, as condições podiam ser melhores, mas o sossego compensa o incómodo.

A par disso, no que toca a refeições, o melhor é ir prevenido. Afinal, no café só encontra bebidas e, com sorte, caracóis ou algum pequeno petisco. Quando muito, pode usar uma das churrasqueiras. Contudo, não se preocupe. Afinal, em apenas 15 minutos chega à Sertã, a norte, ou a Vila de Rei, a Sul, onde há supermercados e bons restaurantes.

FAÇA AS SUAS RESERVAS

Booking.com

SHOPPING

  • MORADA: Praia Fluvial de Bostelim

  • CONTACTO: 918 843 630

  • PREÇO: Sob consulta. Barato. Eletricidade incluída na estadia.

  • HORÁRIO: Atendimento das 8h30 às 19h00. Sempre aberto, na época balnear.

  • ACESSIBILIDADE: A praia fluvial tem rampa de acesso à água, permitindo o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

  • WEBSITE: Não tem.

  • ATENÇÃO: Os dados apresentados podem ser alterados. Confira antes de visitar.

Quero partilhar o texto !