Forte de São Filipe, Setúbal

UM MONUMENTO QUE CONVIDA AO LAZER

Outrora uma imponente fortaleza, o Forte de São Filipe é hoje um espaço de lazer, aberto ao público. Em vez de vigiar o estuário, oferece uma vista simplesmente deslumbrante. Vá até lá, beber um café ou algo fresco. Quando a Pousada reabrir, poderá ficar alojado com todo o conforto nesta antiga fortaleza.

A VISTA SOBRE UMA DAS MAIS BELAS BAÍAS DO MUNDO

Situado entre a cidade de Setúbal e a serra da Arrábida, o Forte de São Filipe é um regalo para os olhos.

Olhando em redor, lá do alto, a vista abarca uma paisagem variada. Vai do verde da serra ao esbranquiçado da cidade aos nossos pés, e ainda ao azul do rio Sado. Com este cenário, percebemos por que razão a baía se Setúbal está classificada como uma das mais belas do mundo.

Em frente ao estuário, uma língua de areia branca delimita a península de TroiaJustamente, é ali que se situa um complexo residencial, mas sobretudo turístico. Além das praias, inclui alojamentos, casino e, claro, restauração. Além de uma preciosa – e inesperada – herança romana. Se for até lá visite as ruínas do maior complexo de salga de peixe do Império Romano.

Na prática, é em Troia que começa a famosa Costa Alentejana, que se prolonga 120 km para sul. 

FAÇA AS SUAS RESERVAS

PASSAGEM AÉREA

ALOJAMENTO

Booking.com

AUTOMÓVEL

O MELHOR DE PORTUGAL NÃO TEM PREÇO

Com efeito, este é um exemplo de como o melhor de Portugal não lhe custa dinheiro. Sem dúvida, a vista do Forte de São Filipe é simplesmente espetacular. Ainda assim, para ter acesso ao espaço não precisa de pagar nada. Quando muito, se quiser peça algo na esplanada.

Para visitar a fortaleza, estacione no recinto que fica na base da alta muralha. Do lado esquerdo, entre pela porta secular. Logo aqui, começamos a sentir-nos envolvidos pelo ambiente histórico. Depois, a sensação acentua-se, à medida que vamos subindo a escadaria. Infelizmente, por ser a única entrada no forte, não facilita o acesso aos utilizadores de cadeira de rodas. 

Nas paredes laterais, a escadaria está decorada com retratos de figuras ilustres da história de Portugal.  Ao longo do percurso, existe uma sala onde, em tempos, já vimos uma exposição de objetos de tortura medievais. No entanto, parece que habitualmente está fechada.

Mais acima, também à esquerda, entre na belíssima capela barroca. Esta sim, está sempre aberta. Com uma nave única, é toda revestida a azulejaria, e data do reinado de D. João V, no século XVIII. Quanto à azulejaria, é da autoria de Policarpo de Oliveira Bernardes, de 1736.

Chegando ao topo, tem o espaço à sua disposição, assim como a esplanada. E já falámos da vista? :) Pois claro que já. Não nos cansamos dela…

AUTORIA E INSPIRAÇÃO ITALIANAS

Inspirada no Castelo de San Telmo, em Nápoles, esta fortaleza foi construída no século XVI. Na altura,  reinava Filipe II de Espanha, e I de Portugal. Sim, caso não saiba, a dada altura o trono de Portugal pertenceu a 3 reis espanhóis. Foi entre 1580 e 1640.

Durante muitos anos, pensou-se que o Forte de Sáo Filipe era um projeto do arquiteto e engenheiro militar italiano Filipe Terzi. De facto, viveu no século XVI, e trabalhou em Portugal. De facto, foi ele o mestre-de-obras do Convento de Cristo, em Tomar, e também do imponente aqueduto que o abastecia.

Contudo, hoje em dia, sabe-se que foi o Capitão Fratino, em 1583, o responsável pelo desenho do Forte. À semelhança do castelo napolitano de San Telmo, que já antes referimos, tem formato de estrela de seis pontas, com outros tantos baluartes de vigilância.

Como se vê, está colocado numa posição estratégica. Sobranceiro a um acentuado declive, com vista para o mar, é praticamente inacessível. Como se isso não bastasse, no lado Norte, a fortaleza apresenta ainda uma segunda muralha de proteção.

UMA FORTALEZA QUE EXIGE CUIDADOS

Hoje em dia, o forte de São Filipe é uma mistura de monumento histórico e espaço turístico. Na sua imponência, não deixa de convidar a beber algo na esplanada com vista para a baía. Uma das mais belas do mundo, caso não saiba. Aberta ao público durante todo o ano, os preços são perfeitamente acessíveis.

Após um violento incêndio, em 1869, a antiga Casa do Governador e as estruturas militares aqui existentes ficaram destruídas. Mais tarde, acabaram por dar lugar a uma unidade hoteleira de luxo, do Grupo Pestana. Contudo, a Pousada de São Filipe está fechada para obras de recuperação.

Quando foi construído, no século XVI, o Forte de São Filipe tinha como missão guardar a costa e vigiar o estuário do rio Sado. De facto, a sua posição é tão altaneira e estratégica que a encosta corre o risco de ceder.

Booking.com

Por motivos de segurança, a pousada foi encerrada em 2014, assim como a esplanada. No entanto, esta reabriu em 2017. Ou seja, embora ainda decorram trabalhos de reforço da encosta, e também na pousada, é perfeitamente seguro visitar o Forte. Náo se acanhe, e desfrute do ambiente histórico, de uma bebida e da vista soberba,

Quando reabrir, esta luxuosa estrutura hoteleira deverá estar reformulada e ampliada. Aos hóspedes, cabe o privilégio de ficarem alojados num local histórico, rodeados por uma paisagem simplesmente magnífica.

PRECISA DE ALOJAMENTO?

Booking.com
  • MORADA: Estrada do Forte de São Filipe, Setúbal

  • CONTACTO: 265 545 010

  • PREÇO: Entrada gratuita.

  • HORÁRIO: Terça-feira a Domingo das 10h00 – 20h00.

  • ACESSIBILIDADE: O acesso ao forte é por uma longa escadaria de pedra, logo não é acessível a pessoas com mobilidade reduzida. 

  • ATENÇÃO: Os dados apresentados podem ser alterados. Confira antes de visitar.

Cartaz do site Feiras de Sabores