Feira de São Mateus, Viseu
UM GRANDE EVENTO DE VERÃO
Passados mais de 600 anos desde que foi instituída a Feira de São Mateus, todos os anos a Câmara Municipal de Viseu dinamiza este evento. Durante quase dois meses, entre agosto e setembro, o Coração de Portugal ganha ainda mais vida e cor. Todos os dias, há concertos de música, atividades, demonstrações disto e daquilo, e expositores e feirantes das mais diversas áreas de negócio. Naturalmente, não faltam os comes e bebes, e muita animação.
Assim, o Campo de Viriato volta a ser o recinto do evento, e recebe milhares de visitantes. Todos os anos, esta feira costuma gerar mais de 80 milhões de euros!
Em 2022, atuaram no recinto artistas como José Cid, Ana Moura, os Azeitonas ou o brasileiro Luccas Neto.
Este ano, mais uma vez, o cartaz é de primeira linha. Como não podia deixar de ser, a música tradicional portuguesa também marca presença, com o rancho folclórico de Cinfães, os Alafum, entre outras atuações.
A par disso, o certame conta ainda com o espanhol Álvaro de Luna, os brasileiros Melim e o Kevinho e ainda o Grupo Revelação. Se quiser conhecer o programa completo, clique aqui.
Sem dúvida, vale a pena uma visita a esta feira seiscentenária que é, ao mesmo tempo, um espetáculo cultural. Afinal, não é por acaso que, em vários anos consecutivos, recebeu o prémio «5 Estrelas Regiões».
Marque já no calendário e reserve o seu alojamento com antecedência. Porque feirar é em Viseu!
PRECISA DE ALOJAMENTO?
A MAIS ANTIGA FEIRA DA PENÍNSULA IBÉRICA
A Feira de São Mateus, em Viseu (Região Centro), é a mais antiga feira franca de toda a Península Ibérica. Com efeito, foi instituída por uma Carta de Feira deliberada a 10 de janeiro de 1392 pelo rei D. João I. Ao longo dos séculos, manteve sempre a sua atividade, de forma regular.
No início, a feira de São Mateus decorria em maio e durava um mês. Contudo, atualmente realiza-se nos meses de verão, entre agosto e setembro.
vídeo: feira de são mateus
NOVA VIDA A PARTIR DO SÉCULO XX
No início do século XX, a Feira de São Mateus perdeu algum fulgor, embora ainda se mantivesse como um ponto de encontro da comunidade local. Na altura, era animada por espetáculos de circo e de cinematógrafo, mas pouco mais.
Mais tarde, por volta de 1914, surgiu a primeira barraca de farturas e um coreto. No entanto, só a partir de 1927 é que esta feira de cariz popular ganhou maior fulgor. Efetivamente, foi graças a um novo projeto, mais estruturado, levado a cabo pela autarquia local.
Deste modo, em 1928 surgiu então o primeiro cartaz a anunciar a Feira de São Mateus. Depois disso, a partir de 1929, a entrada no recinto do evento passou a ser paga.