Feira de São Mateus, Viseu
UM GRANDE EVENTO DE VERÃO
Passados mais de 600 anos desde que foi instituída a Feira de São Mateus, todos os anos a Câmara Municipal de Viseu dinamiza este evento. Durante quase dois meses, entre agosto e setembro, o Coração de Portugal ganha ainda mais vida e cor. Todos os dias, há concertos de música, atividades, demonstrações disto e daquilo, e expositores e feirantes das mais diversas áreas de negócio. Naturalmente, não faltam os comes e bebes, e muita animação.
Assim, o Campo de Viriato volta a ser o recinto do evento, e recebe milhares de visitantes. Todos os anos, esta feira costuma gerar mais de 80 milhões de euros!
Este ano, mais uma vez, o cartaz é de primeira linha. Assim, em 2023, atuam no recinto artistas como Xutos & Pontapés (11 agosto), Mariza (25 agosto) ou Carolina Deslandes (8 setembro). Mas também Calema, Pedro Abrunhosa, Slow J e Giulia Be. Se quiser comprar antecipadamente o seu bilhete, clique aqui.
Sem dúvida, vale a pena uma visita a esta feira seiscentenária que é, ao mesmo tempo, um espetáculo cultural. Afinal, não é por acaso que, em vários anos consecutivos, recebeu o prémio «5 Estrelas Regiões».
Marque já no calendário e reserve o seu alojamento com antecedência.
Porque feirar é em Viseu!
PRECISA DE ALOJAMENTO?
A MAIS ANTIGA FEIRA DA PENÍNSULA IBÉRICA
A Feira de São Mateus, em Viseu (Região Centro), é a mais antiga feira franca de toda a Península Ibérica. Com efeito, foi instituída por uma Carta de Feira deliberada a 10 de janeiro de 1392 pelo rei D. João I. Ao longo dos séculos, manteve sempre a sua atividade, de forma regular.
No início, a feira de São Mateus decorria em maio e durava um mês. Contudo, atualmente realiza-se nos meses de verão, entre agosto e setembro.
vídeo: feira de são mateus
NOVA VIDA A PARTIR DO SÉCULO XX
No início do século XX, a Feira de São Mateus perdeu algum fulgor, embora ainda se mantivesse como um ponto de encontro da comunidade local. Na altura, era animada por espetáculos de circo e de cinematógrafo, mas pouco mais.
Mais tarde, por volta de 1914, surgiu a primeira barraca de farturas e um coreto. No entanto, só a partir de 1927 é que esta feira de cariz popular ganhou maior fulgor. Efetivamente, foi graças a um novo projeto, mais estruturado, levado a cabo pela autarquia local.
Deste modo, em 1928 surgiu então o primeiro cartaz a anunciar a Feira de São Mateus. Depois disso, a partir de 1929, a entrada no recinto do evento passou a ser paga.