Torre Medieval de Cambra

UM RECANTO HISTÓRICO COM PRAIA FLUVIAL

Numa praia fluvial do concelho de Vouzela, encontrámos, meio por acaso, a Torre Medieval de Cambra. Uma torre de granito robusta e misteriosa, que nada partilha sobre si própria. Desde já, adiantamos que foi residência de grandes senhores das Terras de Lafões. Mesmo ao lado, a praia fluvial é simplesmente encantadora. Sozinho ou acompanhado, sem dúvida, este é um local especial. Daqueles onde apetece ficar, sem olhar para o relógio.

A MISTERIOSA TORRE MEDIEVAL DE CAMBRA

Embora não pareça, a Torre Medieval de Cambra é um exemplar da arquitetura doméstica. Com efeito, durante a Idade Média, muitas famílias abastadas habitavam em fortalezas como esta. Acima de tudo, o objetivo era a proteção. Afinal, nos primórdios da nacionalidade, as fronteiras não estavam definidas. Por isso, vivia-se sob a constante ameaça de um ataque inimigo.

Efetivamente, encontrámos esta torre por acaso, em dias de férias em Vouzela. Sendo verão, o nosso alvo era a praia fluvial. No entanto, lá estava uma robusta torre, em plena área de lazer. Infelizmente, é uma torre silenciosa, sem que não nos explicava a sua origem ou finalidade.

Por essa razão, fomos à procura de informação e cá está ela, ao seu dispor. Afinal, não há aura de mistério que resista a uma mente curiosa :)

Booking.com

UM PASSADO POR DESVENDAR

Assim sendo, descobrimos que a Torre de Cambra foi estudada no final dos anos 90. Nessa altura, a equipa de arqueologia que realizou a intervenção recolheu diversos vestígios. Já agora, se quiser vê-los, estão no Museu Municipal de Vouzela.

De facto, nas escavações foram encontrados sobretudo fragmentos de recipientes de cerâmica. Tanto de uso doméstico como de construção.

Ou seja, telhas, tijolos e até pedaços de azulejos hispano-árabes. Assim, com base nestes achados, foi possível perceber que a Torre Medieval de Cambra foi habitada durante um período alargado. Mais precisamente, entre a Idade Média e os séculos XVI ou XVII.

A QUEM PERTENCEU A TORRE MEDIEVAL DE CAMBRA?

Segundo tudo indica, a Torre Medieval de Cambra foi construída entre o final do século XIII e o início do século XIV. Na sua origem, teria a dupla função de torre senhorial e também de vigia. No seu todo, ergue-se a quase 10 metros de altura, numa robusta construção de granito.

A par disso, a Torre Medieval de Cambra tem formato quadrado e apenas uma porta, elevada em relação ao solo. Assim sendo, o acesso à porta seria através de uma escada exterior, em madeira.

Lá dentro, a torre tinha dois patamares, igualmente em madeira, com escadas na ligação.

De facto, ainda hoje conseguimos identificar os encaixes dos pisos nas paredes. Porém, o resto da estrutura já desapareceu.

De acordo com as fontes históricas, a Torre de Cambra foi erguida pelos cavaleiros-fidalgos de Câmbar. Ou seja, os senhores destas terras  durante os séculos XII e XIII.

Em particular, sabe-se que em 1342 pertencia a Gonçalo Homem, cavaleiro de Câmbar e de Lafões. Mais tarde, esteve na posse dos senhores da Casa da Trofa.

pub

Segundo os registos, em 1627 a torre era habitada por André Gomes de Lemos. Ou seja, irmão de Diogo Gomes de Lemos, Senhor da Trofa. A par disso, Comendador da Ordem de Cristo, que veio a falecer em 1651.

Com efeito, entre os séculos XIII e XV, surgiram na região de Vouzela diversas casas nobres. Algumas delas ainda estão de pé. Assim, além da Torre medieval de Cambra, existem ainda outras duas, nos arredores. Pode procurá-las facilmente, são as Torres Medievais de Alcofra e Vilharigues.

FAÇA AS SUAS RESERVAS

PASSAGEM AÉREA

ALOJAMENTO

Booking.com

AUTOMÓVEL

UMA PRAIA FLUVIAL COM REQUINTE HISTÓRICO

Como seria de esperar, hoje já ninguém habita estas Casas Torre. Em vez disso, são monumentos históricos, abertos ao público. Em particular, a Torre Medieval de Cambra enquadra-se num espaço especialmente atrativo. Afinal, ali mesmo ao lado misturam-se os rios Alfusqueiro e Couto. Em consequência, esta é uma praia fluvial encantadora e, ao mesmo tempo, invulgar.

Justamente, ali a poucos metros está uma construção medieval, onde outrora habitou gente. Além disso, existe ainda uma bonita capela, restaurada. A Capela do Espírito Santo.

Parque infantil na praia fluvial de Cambra
Parque infantil na praia fluvial de Cambra

A par disso, esta área de lazer tem tudo para cativar os visitantes. Entre tons de verde, podemos descansar na relva, fazer um churrasco ou fazer uma refeição nas mesas de pedra. Como se não bastasse, os mais novos podem entreter-se no parque infantil que integra o espaço.

Como vê, a Torre Medieval de Cambra oferece atrativos para todos os gostos, e a garantia de um dia bem passado.

AINDA NÃO FEZ AS SUAS RESERVAS?

Booking.com
  • MORADA: Cambra de Baixo, Vouzela.

  • CONTACTO: Posto de Turismo de Vouzela 232 740 070 | turismo@cm-vouzela.pt

  • PREÇO: Acesso gratuito.

  • HORÁRIO: Sempre aberto.

  • ACESSIBILIDADE: O espaço não está preparado para pessoas com mobilidade reduzida. 

  • ATENÇÃO: Os dados apresentados podem ser alterados. Confira antes de visitar.