As praias da Linha (Oeiras e Cascais)

BOAS PRAIAS A DOIS PASSOS DE LISBOA

Junto a Lisboa, encontramos uma sequência de praias que acompanham o rio Tejo até ao mar. Começam em Caxias, terminam em Cascais, e são conhecidas como as praias da Linha. Para lá chegar, tem estações de comboio mesmo junto às praias.

VAI VISITAR LISBOA NO VERÃO? TRAGA O FATO DE BANHO E DESCUBRA AS PRAIAS DA LINHA!

Em regra, Portugal tem uma média de 300 dias de sol por ano. Assim sendo, à exceção das terras altas, a temperatura costuma ser amena. Ao longo de praticamente todo o ano. Contudo, se ainda não conhece Lisboa, temos outra boa notícia para lhe dar.

A par do tempo ameno, a capital portuguesa tem uma mais-valia invulgar, relativamente a outras capitais europeias. Nada mais, nada menos do que a possibilidade de ir à praia. De facto, ali mesmo ao lado, estão as Praias da Linha.

Praias Linha de Cascais

Com efeito, se planeia visitar Lisboa no verão, traga o fato de banho. E, já agora, o protetor solar. Assim, entre um passeio e outro, pode dar um mergulho. Afinal, há muitas praias mesmo junto à capital!

Sim, isso mesmo. Se visitar Lisboa, pode também estender-se na areia e banhar-se no oceano Atlântico.

Por exemplo, é perfeitamente possível o seguinte plano de férias. De manhã, visitar um museu lisboeta. Depois, almoçar numa bonita esplanada à beira rio. Em seguida, fazer a digestão do almoço e rumar à praia.

Depois disso, ainda lhe sobra tempo para ir ao hotel mudar de roupa e escolher um miradouro. Há plano melhor do que beber um copo a ver o pôr-do-sol? Nomeadamente, o miradouro de Santa Catarina, ou da Graça, dois dos mais conhecidos miradouros de Lisboa.

Entretanto, para acabar em beleza um dia bem passado, porque não jantar numa casa de fados do Bairro Alto?

Em Lisboa, há tempo para tudo isto e muito mais.

PRAIA DE CAXIAS

PRAIA VELHA

Paisagem de rio e montanho do Gerês

PRAIA DE PAÇO DE ARCOS

AS PRAIAS DA LINHA: OEIRAS E CASCAIS

Como vê, Lisboa é a capital perfeita para um leque de experiências completo. Com praia e tudo. E se pensa que são poucas as praias à sua escolha, desengane-se. O difícil é escolher.

Assim, sugerimos que comece por descobrir as praias da Linha de Cascais. Ou seja, são praias que acompanham a linha do comboio que parte de Lisboa. Ou seja, atravessa o concelho de Oeiras e depois chega a Cascais.

Com efeito, como se não bastasse que Lisboa tenha praias ao virar da esquina, estão à distância de apenas algumas paragens de um comboio urbano. Na prática, se partir da estação do Cais do Sodré, em apenas quinze ou vinte minutos está na praia. É só escolher a que prefere. Quer ajuda?

Por ordem, a primeira praia que encontra é a de Caxias, onde o rio Tejo começa a misturar-se com o mar. Fica mesmo junto à linha do comboio e, além da praia, aqui encontra também o Forte de São Bruno. Um dos fortes que, outrora, defendiam a capital dos invasores.

Se continuar no comboio por mais umas paragens, encontra, sucessivamente, a Praia Velha e a Praia de Paço de Arcos. Seguem-se a Praia de Santo Amaro, uma piscina oceânica e a marina de Oeiras. Por fim, chegamos à Praia da Torre, junto ao Forte de São Julião da Barra. Neste caso, a linha de costa pertence ao concelho de Oeiras.

PRAIA DE SANTO AMARO

Paisagem de rio e montanho do Gerês

PRAIA DA TORRE

Paisagem de rio e montanho do Gerês

PISCINA OCEÂNICA DE OEIRAS

PRECISA DE ALOJAMENTO?

Booking.com

SURF, ESPLANADAS E BANHOS DE SOL

Se continuar no comboio por mais umas paragens, encontra as praias do concelho de Cascais. Aqui, o rio Tejo já desaguou completamente. Em frente, a Margem Sul já só se vê muito ao longe.

Por ordem, indo de Lisboa para Cascais, encontra a praia de Carcavelos, que tem o maior areal, e a maior quantidade de surfistas. De facto, esta é uma praia muito procurada por quem gosta de apanhar boas ondas, mas também bons banhos de sol. Nem que seja numa das esplanadas.

Logo a seguir, encontra as Praias da Parede, das Avencas, e de São Pedro do Estoril. Se gosta de passear, esta é uma zona onde pode percorrer a pé a linha de costa. Para isso, tem um caminho sobranceiro ao mar, com uma vista espetacular.

Alguns quilómetros mais à frente, começa um passeio marítimo, que acompanha o mar. Na prática, liga a praia da Azarujinha a Cascais. Ao todo, são cerca de oito quilómetros.

A praia da Azarujinha é pequena e discreta, mas absolutamente encantadora. Rodeada por rochedos, chegamos lá por uma escadaria. Desde logo, começamos a sentir o intenso cheiro a maresia. No inverno, tantas vezes esta praia deixa de ter areal, para ficar coberta de pedras.

Mesmo com mau tempo, aqui pode iniciar um passeio junto ao mar, que o levará a Cascais. Se o mar estiver agitado, não se aproxime muito da berma do paredão, porque pode levar um banho de água salgada.

Paisagem de rio e montanho do Gerês

PRAIA DE CARCAVELOS

Paisagem de rio e montanho do Gerês

PRAIA DA PAREDE

Paisagem de rio e montanho do Gerês

PRAIA DAS AVENCAS

SHOPPING

UMA FILEIRA DE PRAIAS QUE PODE CONHECER A PÉ

Se seguir a pé (ou de comboio), segue-se a Praia da Poça, e a popular Praia do Tamariz, onde também existe uma piscina oceânica. Esta praia tem toldos e cadeiras, que pode alugar, se quiser. Caso contrário, o areal está à sua disposição.

Com efeito, toda esta linha de costa está ligada pelo tal paredão. Por essa razão, é ideal para passeios junto ao mar. A par disso, tem uma longa sequência de atrativas esplanadas. Se quiser, pode sentar-se, e desfrutar do ambiente e da vista.

Mais à frente, seguem-se a praia das Moitas (ou da Rata), no Monte Estoril, e a Praia da Duquesa. Com efeito, por esta altura já deve ter reparado que estamos numa zona chique, e esta praia está ladeada por duas casas apalaçadas. De um lado, o Chalet Palmela e do outro o Chalet Faial. Efetivamente, é uma praia pequena, mas muito popular entre os mergulhadores.

Por fim, seguem-se as praias da Ribeira de Cascais e a Praia da Rainha, já em plena Baía de Cascais.

Praia da Azarujinha no inverno

PRAIA DA AZARUJINHA

Praia da Azarujinha no inverno

PRAIA DA POÇA

Praia do Tamariz

PRAIA DO TAMARIZ

COMO ESCOLHER UMA PRAIA?

Se não conhece nenhuma destas Praias da Linha, deixamos algumas dicas. Assim, para maior agitação e popularidade, decididamente é a do Tamariz.

Para dar uns toques numa bola com a juventude local, ou um ambiente mais alternativo e discreto, a praia da Azarujinha é ideal.

Por outro lado, se prefere um ambiente mais familiar, a praia da Poça é uma boa opção. Do mesmo modo, também recomendamos a nossa preferida: a praia das Moitas, no Monte Estoril.

Contudo, se a sua prioridade é o surf, claro que tem de ir à praia de Carcavelos.

Em suma, a escolha fica a seu cargo. Já agora, se tiver tempo e gostar de caminhar, porque não percorrê-las a pé? Boa praia!

Paisagem de rio e montanho do Gerês

PRAIA DAS MOITAS

Paisagem de rio e montanho do Gerês

PRAIA DA DUQUESA

Praia da Rainha na Baía de Cascais

PRAIA DA RAINHA

PUB