Parque de Campismo «Sobre Águas», Bragança
PORTA DE ENTRADA NO PARQUE NATURAL DE MONTESINHO
Mesmo à entrada do Parque Natural de Montesinho, encontramos o Parque de Campismo Municipal de Bragança. Com efeito, o Camping chama-se «Sobre Águas», e é um recanto acolhedor, em qualquer época do ano. Além do espaço para tendas e caravanas, oferece atrativos bungalows com vista para a praia fluvial, no rio Sabor.
FÉRIAS A DOIS PASSOS DE BRAGANÇA
Se já acampou fora da época alta, sabe que corre o risco de chegar a certos parques de campismo e ser o único cliente. Por um lado, pode ter o seu encanto. No entanto, pode não se sentir confortável com tamanho isolamento. Com efeito, foi depois de visitar 2 parques de campismo na região (Vimioso e Rio de Onor) que acabámos por optar por Bragança. Porque havia gente. E estávamos na primeira semana de setembro. As aulas ainda nem tinham começado, mas os campistas já não estavam em modo férias. Ao contrário de nós.
Dito isto, ainda bem que o escolhemos, porque foi uma experiência excelente. Afinal, o camping Sobre Águas está mesmo à entrada do Parque Natural de Montesinho, e a dois passos de Bragança. A par disso, situa-se à beira do rio Sabor, que convida a banhos no verão.
Com efeito, este parque municipal tem todos os ingredientes para umas férias improváveis no verão, ou com tempo ameno. Naturalmente, a menos que goste de neve, que costuma cair aqui no inverno…
UM PARQUE DE CAMPISMO ONDE APETECE FICAR
Assim que entrar no Parque de Campismo Sobre Águas, vai perceber que é um refúgio de natureza. Com efeito, logo na entrada existe um bar com esplanada, de onde começamos a perceber que estamos num local privilegiado.
Desde logo, este é um ambiente de natureza, e lá em baixo passa, tranquilo, o rio Sabor, cruzado por uma pequena ponte. Nas margens, há espaço para nos estendermos ao sol, no verão. A par disso, em redor, estende-se uma vasta área para tendas e caravanas, de um lado e do outro do rio.
Por outro lado, numa zona mais elevada, na periferia do parque, existem alguns bungalows, com aspeto modernaço e bastante privacidade. Perto do rio, existe um edifício de apoio com casas de banho e tanques. Deste modo, estamos na zona mais central do parque. Contudo, há muito mais espaço onde nos podemos instalar, e outro balneário no outro extremo do parque, mais perto da entrada.
Inclusivamente, uma vasta área está ainda em estado quase selvagem, pois os campistas tendem a escolher esta zona mais central. Assim sendo, se quiser caminhar, há um caminho que contorna todo o espaço, e que cruza o rio Sabor em dois pontos opostos.
Já agora, só mais uma nota: para ter pão fresquinho todos os dias, basta encomendar de véspera na receção.
PONTO DE PARTIDA PARA CONHECER O PARQUE NATURAL DE MONTESINHO
Para encontrar o Parque de Campismo Sobre Águas, basta seguir a estrada de Rabal (nacional 103). Justamente, o camping situa-se mesmo na entrada do Parque Natural de Montesinho, uma área natural protegida desde 1979. Sem dúvida, um ex libris do nordeste transmontano, e uma das referências nacionais, no que toca a natureza. Afinal, em quase 75 mil hectares, alberga populações de lobos, corças e veados, além da luxuriante vegetação autóctone. Designadamente, castanheiro, azinheira, carvalho-negral, urze, giesta e esteva.
Já agora, tome nota de que a brama dos veados, no período de acasalamento, ocorre no outono, entre setembro e novembro. Se estiver no Parque, é bem possível que oiça este impressionante espetáculo sonoro.
A NÃO PERDER, NO PARQUE NATURAL DE MONTESINHO
A par da natureza, o Parque Nacional de Montesinho integra quase uma centena de aldeias. Entre elas as aldeias de Montesinho e de Rio de Onor, e ainda a de França, onde existe uma praia fluvial com parque de merendas. A par disso, nesta aldeia, vale a pena procurar o picadeiro local, o Centro Hípico de França, que faz passeios a cavalo pela serra.
Como se tudo isso não bastasse, no Parque Natural de Montesinho cruzam-se percursos pedestres e de bicicleta, e cursos de água que dão origem a barragens, praias fluviais e cascatas, como as do Poço Negro e do Poço do Inferno.
Conforme pode comprovar, a localização do camping de Bragança é absolutamente estratégica para explorar esta vasta área natural. De igual modo, proporciona um rápido acesso a Bragança, mas também a localidades vizinhas, como Vinhais ou, a norte, Pueblo de Sanábria, já em Espanha.