A carregar Eventos

A ORIGEM PAGÃ DA FESTA DOS TABULEIROS

Com efeito, a Festa dos Tabuleiros, em Tomar, tem características únicas, em todo o país. Por isso, é muito conhecida entre todos os portugueses. Inclusivamente, entre aqueles que nunca participaram nela.

Assim sendo, a Festa dos Tabuleiros está a cargo da Câmara Municipal de Tomar. Com pompa e circunstância, esta celebração decorre de quatro em quatro anos, e envolve toda a cidade. Em regra, sempre no início de julho. Assim, 2023 é ano de festa, sendo a seguinte em 2027.

Embora a sua origem direta possa ser radicada no século XV, concretamente no culto do Espirito Santo, na verdade as origens da Festa dos Tabuleiros são mais antigas. Na verdade, remontam às festas pagãs que tradicionalmente celebravam as colheitas.

Com efeito, ainda hoje encontramos, na festa dos Tabuleiros, os vestígios dessas celebrações ancestrais. Nomeadamente, na abundância de flores usadas, mas também das espigas de trigo e no pão que são ostentados nos tabuleiros.

Programa Festa dos Tabuleiros_2023

UMA SEMANA DE FESTEJOS

De acordo com a tradição, a festa dos Tabuleiros tem início no domingo de Páscoa. A inaugurar a festa, as freguesias saem em cortejo, com as suas Coroas e Pendões. A animar a procissão, seguem também os gaiteiros, tamborileiros, fogueteiros e as bandas de música.

Ao longo da semana, seguem-se muitas atividades culturais e recreativas. também com longa tradição. Entre outras, é o caso das Ruas Populares Ornamentadas, do Cortejo dos Rapazes, do Cortejo do Mordomo, e ainda dos jogos Populares.

Como se não bastasse toda esta animação, a Festa dos Tabuleiros inclui os Cortejos Parciais, os Arraiais Populares e a Pêza. Todos estes eventos convidam o público a assistir e a participar.

Por fim, no domingo seguinte, a Festa dos Tabuleiros culmina no colorido cortejo dos Tabuleiros, o ponto alto desta festa tradicional.

PRECISA DE ALOJAMENTO?

Booking.com

O SIMBOLISMO DE UMA LONGA TRADIÇÃO

O Cortejo dos Mordomos decorre na sexta-feira que antecede o Cortejo dos Tabuleiros, e tem um simbolismo que vem de trás. Antigamente, chamava-se Cortejo dos Bois do Espírito Santo.

Apesar da alteração no nome, continua a representar a entrada na cidade dos bois que, no passado, vinham para ser abatidos. Na sequência disso, a sua carne era então distribuída pela população. Tal como no passado, continua a ser um cortejo imponente, com carruagens e cavaleiros, seguindo as parelhas de bois na frente.

Durante a Festa dos Tabuleiros, as ruas do Centro Histórico de Tomar estão vedadas ao trânsito e enfeitadas com inúmeras flores de papel. Para conseguir este efeito, é necessário o trabalho empenhado de muitas pessoas, ao longo dos meses anteriores.

UM FIM DE SEMANA SEMPRE MEMORÁVEL

Em regra, é no sábado de manhã que acorrem a Tomar os Cortejos Parciais, vindos das diferentes freguesias. Desde modo, trazem as centenas de Tabuleiros que serão ostentados no grande desfile de domingo Durante a tarde, quem quiser pode participar nos Jogos Populares Tradicionais. que recordam brincadeiras de antigamente. É o caso das corrida de bilhas e pipas, da tração das cordas, ou ainda do chinquilho e da desafiante subida do pau ensebada.

No Domingo, é finalmente altura de desfilar pelas ruas de Tomar o emblemático Cortejo dos Tabuleiros.

As mulheres vestem-se de branco, com uma fita colorida a cruzar o peito, e levam à cabeça os famosos Tabuleiros. Seguem acompanhadas pelos seus pares masculinos, que trajam camisa branca com mangas arregaçadas, e ainda calças escuras, barrete ao ombro e uma gravata que combina com a cor da fita da rapariga.

Na cauda do cortejo, numa clara ligação às festas pagãs, seguem os carros com o pão, a carne e o vinho, puxados por bois. Felizmente, nos dias que correm, já não seguem para o sacrifício.

Em suma, reserve um local estratégico para assistir, e ver passar os gaiteiros e fogueteiros, o Pendão do Espirito Santo e as três Coroas dos Imperadores e Reis. Em seguida, é a vez dos Pendões e Coroas das diferentes freguesias de Tomar. Sem dúvida, a Festa dos Tabuleiros de Tomar merece uma visita e, em 2023, temos essa oportunidade. Se não for agora, só em 2027.

Vamos?

Booking.com
Go to Top