A carregar Eventos

Carnaval de Torres Vedras

UM CARNAVAL CENTENÁRIO

Em 2023, o Carnaval de Torres Vedras celebra 100 anos. Sem dúvida, uma data que traz uma nova animação à cidade. Afinal, as celebrações estendem-se durante um ano, até 14 de fevereiro de 2024 !

Contudo, vamos por partes. Antes de mais, o Carnaval.

Assim, de 17 a 22 de fevereiro de 2023, Torres Vedras está em ebulição carnavalesca. Todos os anos, a cidade atrai milhares de pessoas que se juntam a esta festa de rua. Em regra, vêm mascarados, e com vontade de se divertirem. Nas ruas, desfila o cortejo com carros alegóricos e os figurantes, cada ano com novidades.

Com efeito, o Carnaval de Torres é famoso em todo o país, e há cem anos que mantém a mesma essência. Na verdade, a origem destes festejos perde-se no tempo. Contudo, desde 1923 que a festa se realiza de forma mais sistemática.

Desde o início, é tradição escolher dois homens da comunidade para serem o Rei e a Rainha do Carnaval. Até hoje, o costume mantém-se. No primeiro ano da festa, o Rei foi Álvaro André de Brito, e a Rainha Jaime Alves.

Carnaval de Torres Vedras - Matrafona

O CARNAVAL MAIS PORTUGUÊS DE PORTUGAL

Com raízes milenares, o carnaval de Torres Vedras é considerado «o Carnaval mais português de Portugal». Afinal, mantém-se fiel às suas origens e, co contrário de outros eventos do género, aposta na prata da casa em vez de celebridades vindas de fora. Por exemplo, em 2020, mais uma vez foram dois torreenses que encarnaram o casal real, Dom Magickú d’Aragonês do Pincel Encantado e Dona Ariel da Piriquita Safadinha Dáparodos.

De facto, as matrafonas (homens vestidos de mulher) fazem parte da tradição, no Carnaval de Torres Vedras. Tanto as matrafonas locais, como as que vêm de fora para juntar-se à folia. A par disso, este mega evento faz desfilar elaborados carros alegóricos e cabeçudos, e retratam as figuras do ano. Políticos, desportistas, artistas…

A organização do evento conjuga a Câmara Municipal de Torres Vedras, a empresa municipal Promotorres e a Real Confraria do Carnaval de Torres.

Além de ser um evento cultural, o Carnaval de Torres Vedras é um importante motor da economia local. A cada ano, tem gerado receitas na ordem dos 10 milhões de euros. Atenção, que o acesso ao recinto tem entrada paga. Em 2023, o bilhete diário custa 8 euros, e o livre trânsito para todos os dias 16 euros.

PRECISA DE ALOJAMENTO?

Booking.com
Carnaval de Torres Vedras - Reis do Carnaval
Fotos: Câmara Municipal de Torres Vedras
Booking.com
pub
Go to Top