Torre de Vigia da Serra das Talhadas

UMA SENTINELA CRIADA POR  SIZA VIEIRA, ENTRE O ALTO ALENTEJO E A BEIRA BAIXA

No topo de uma crista quartzítica, no distrito de Castelo Branco, ergue-se uma belíssima torre de vigia. Lá do alto, temos uma vista impressionante em redor, sobre a Serra das Talhadas.  Porém, mais do que uma estrutura para vigiar a floresta, esta é uma impressionante obra do famoso arquiteto português Álvaro Siza Vieira.      

UMA TORRE QUE VIGIA A SERRA DAS TALHADAS

Do alto da Torre de Vigia da Serra das Talhadas, a nossa vista alcança uma vasta extensão de serra, a 360 graus. Com efeito, a torre situa-se no ponto mais alto da serra, onde já existiu um posto de vigia anterior. A par disso, para chegar ao topo desta estrutura com 16 metros de altura, temos de subir mais de 60 degraus.

Inevitavelmente, quem não tem ido aos treinos pode perder o fôlego, mas garantimos que a vista lá de cima compensa o esforço.

Pela paisagem em redor, percebemos que boa parte da serra das Talhadas ardeu. Justamente, foi em agosto de 2023. Ou seja, dois anos depois da inauguração da torre. Na altura, o fogo ameaçou várias aldeias, e deslocou-se para o lado da torre de vigia, que só escapou porque é feita de betão e metal.

Em consequência, o negrume do incêndio recente ainda é a cor dominante, pontuada do branco das aldeias, aqui e ali. A par disso, o verde ainda se mantém abundante, nesta paisagem de tirar o fôlego.

Efetivamente, mais do que uma sentinela para prevenir incêndios, esta é uma obra arquitetónica que, por si só, atrai visitantes. Afinal, é uma obra do prestigiado arquiteto Siza Vieira, a primeira com estruturas metálicas.

FAÇA AS SUAS RESERVAS

PASSAGEM AÉREA

ALOJAMENTO

Booking.com

AUTOMÓVEL

PRECISA DE ALOJAMENTO?

Booking.com

ENTRE O ALENTEJO E AS BEIRAS

Mesmo sem percebermos grade coisa de geologia, é evidente que estamos no enfiamento de uma formação geológica em forma de crista. Efetivamente, esta é uma crista quartzítica, que se estende por 30 quilómetros, entre os concelhos de Proença-a-Nova e Nisa. Ou seja, entre o Alto Alentejo e a Beira Baixa.

Além da Torre de Vigia, a autarquia local, de Proença a Nova, investiu largamente na requalificação da Serra das Talhadas. Ao todo, foram 625 mil euros, com uma parte financiada pelo Turismo de Portugal.

Booking.com

Ali mesmo ao lado, existe uma rampa de parapente, e o acesso a uma via ferrata (a maior de Portugal), e ainda trilhos de BTT e de trail da crista da Serra com passagem pelos Miradouros da Catraia, dos Carregais e Carregal e das Portas de Almourão, os trilhos de água e o Parque de Caravanismo do Chão do Galego”.

Justamente, estas novas funcionalidades juntam-se a outras já instaladas. Entre elas, os percursos pedestres (uma das etapas da Grande Rota da Cortiçada atravessa a Serra das Talhadas), o PR6 ou as mais de 40 vias da Escola de Escalada de Proença-a-Nova.

pub
anner-beruby-728x90-pt-PT
pub