Os Miradouros de Lisboa

VISTA PRIVILEGIADA SOBRE O RIO E A CIDADE DAS 7 COLINAS

Em Lisboa, são muitos os miradouros que oferecem uma vista panorâmica sobre a cidade. Lá do alto, abarcamos a o esplendor e a luminosidade especial da capital portuguesa, banhada pelo rio Tejo.  

Miradouros de Lisboa

MIRADOUROS COM VISTA SOBRE LISBOA

Com efeito, Lisboa é conhecida como a Cidade das 7 Colinas. Por essa razão, não faltam miradouros com vista sobre a cidade e o rio Tejo.

Assim, encontramos estes locais privilegiados um pouco por toda a cidade. Espalhados por Lisboa, convidam a beber algo, e a apreciar a vista. Inevitavelmente, alguns são muito conhecidos. Entre estes, contam-se os miradouros da Graça, de São Pedro de Alcântara ou de Santa Catarina. Em regra, estessão locais amplos, onde costuma haver zonas de lazer.

Contudo, outros são mais discretos, e podemos viver anos em Lisboa sem os conhecer. Por exemplo, o miradouro junto ao Palácio das Necessidades, o miradouro da Penha de França ou ainda o do Monte Agudo, nos Anjos.

Efetivamente, na maior parte dos miradouros de Lisboa, há esplanadas e bares onde pedir uma bebida. Nos outros, apenas podemos apreciara a vista, mas com a compensação de haver maior sossego. De facto, em Lisboa, há miradouros para todos os gostos. Calce algo confortável, e parta em busca destes pontos altos, nas colinas lisboetas.

MIRADOURO DA GRAÇA

Situa-se num dos bairros mais populares de Lisboa, junto à Igreja e Convento da Graça. Em si mesma, um monumento imponente, onde ainda se celebra missa com regularidade. Quanto ao antigo convento, há muito abandonado, está em vias de se transformar num hotel de luxo.

Sendo a Graça um dos bairros antigos da cidade, durante o dia esta é uma zona movimentada. a par dos moradores, não faltam turistas, comércio e transportes públicos. Quando a noite cai, o Miradouro da Graça é ideal para beber um copo, e apreciar a vista sobre a cidade.

Efetivamente, este é um dos miradouros mais conhecidos de Lisboa, e nem as obras que agora decorrem afastam os visitantes. Afinal, tem uma das melhores vistas sobre o castelo de São Jorge, o rio e o Centro Histórico.

MIRADOURO DA FONTE LUMINOSA

Ao fundo da Alameda Afonso Henriques, o miradouro da Fonte Luminosa é uma obra monumental, em pedra calcária. Uma iniciativa do Estado Novo, no âmbito das comemorações dos 200 anos da Fundação e Restauração de Portugal (1940). A inauguração foi em 1948.

PRECISA DE ALOJAMENTO?

Booking.com

MIRADOURO DO MONTE AGUDO

Com efeito, este é o nosso miradouro preferido. Existe desde os anos 50 do século XX, e situa-se na zona dos Anjos. De facto, é um dos miradouros de Lisboa menos conhecidos, e com menos turistas.

Apesar de ser vizinho da Escola Secundária D. Luísa de Gusmão, mantém-se tranquilo e discreto. Inclusivamente, a entrada fica numa rua transversal a uma outra rua que, já por si, também é secundária, para não dizer recôndita. A rua Heliodoro Salgado.

Ou seja, praticamente só lá vai quem vive nas redondezas. Em regra, para passear o cão, ou para desfrutar da vista e da tranquilidade. Afinal, o Miradouro do Monte Agudo oferece uma vista esplendorosa sobre Lisboa. Por outro lado, há muito onde sentar. Seja no muro que circunda o espaço, seja na pérgola de alvenaria, ou na pequena esplanada que convida a ficar por ali. Sem dúvida, um convite que facilmente é aceite.

SHOPPING

MIRADOURO DA SENHORA DO MONTE

Muito perto do Miradouro da Graça, encontramos o Miradouro da Senhora do Monte. Com efeito, tem uma vista panorâmica privilegiada sobre Lisboa, o rio Tejo e o Castelo de São Jorge.

Neste ponto alto, existe uma capela – da Senhora do Monte – e ainda uma imagem da Virgem, no exterior, a contemplar a paisagem. Já agora, a ermida nasceu em 1147, ou seja, é contemporânea da fundação de Portugal.

Em plena Colina de Santo André, este miradouro é bastante concorrido, sobretudo no verão. Aqui, nunca faltam turistas, tuktuks, músicos de rua e, claro, muitas fotografias, a registar a paisagem.

MIRADOURO DA PENHA DE FRANÇA

Sem dúvida, este é outro dos miradouros menos conhecidos de Lisboa. Possivelmente, porque se situa numa zona habitacional sem grande oferta de comércio ou vida noturna. Ainda assim, vale muito a pena procurar este miradouro.

Com efeito, o Miradouro da Penha de França fica numa zona da cidade com o mesmo nome. Na origem do nome está uma lenda, segundo a qual um peregrino se livrou de ser atacado por uma cobra graças a um lagarto. Por isso, não estranhe se vir um enorme lagarto desenhado num mural, junto à estrada.

O enorme edifício que se destaca, no alto, é o antigo convento da Penha de França, edificado no século XVII, após a destruição da ermida aqui aqui existira.

Mais ao fundo, junto ao miradouro, está outra igreja, em tons de rosa, e ao lado um antigo reservatório de água dos anos 30.

A partir do miradouro da Penha de França, temos uma imagem diferente de Lisboa, pois o olhar abarca alguns dos bairros mais centrais da cidade.

pub