A SOMBRA DO VENTO
Carlos Ruiz Zafón
O comboio começara já a deslizar pela plataforma quando Julián se voltou para se despedir do amigo. Miquel Moliner mirava-o da plataforma, com as mãos enterradas nos bolsos.
– Escreve. – disse.
– Assim que chegue, escrevo-te – replicou Julián.
– Não. A mim não. Escreve livros. Não cartas. Escreve-os por mim. Pela Penélope.
Julián anuiu, só então se apercebendo de quanto ia sentir falta do amigo.
– E conserva os teus sonhos – disse Miquel. – Nunca se sabe quando irás precisar deles.
– Sempre – murmurou Julián, mas o rugir do comboio já lhe havia roubado as palavras.
Intrincado, intenso, misterioso e apaixonante
A Sombra do Vento, do catalão Carlos Ruiz Zafón, é um romance absolutamente sublime. Intrincado, intenso, misterioso e apaixonante, desperta facilmente a voracidade do leitor.
Acima de tudo, este é um romance incontornável para quem gosta de ler e, em particular, para quem gosta de livros. Afinal, o mote para esta história marcante é um misterioso livro de um misterioso autor…
A história que se tornou um clássico contemporâneo
Na Barcelona de meados do século XX, o jovem Daniel e levado a descobrir O Cemitério dos Livros Esquecidos. Nesse lugar secreto, cruza-se com uma obra que lhe cativa a atenção e a curiosidade: A Sombra do Vento, de um desconhecido autor Julián Carax.
Mas o que terá acontecido ao autor, que desapareceu de forma misteriosa? E por que razão uma tenebrosa figura persegue implacavelmente os seus livros, apenas para os queimar?
Assim sendo, Daniel procura desvendar um mistério com raízes antigas, que envolve uma história de amor inacabada.
«A hymn of praise to all the joys of reading.»
«A book lover’s dream.»
«One of those rare novels that combine brilliant plotting with sublime writing.»
«A deeply satisfying, rich, full read.»
Um livro imperdível… que tem 3 sequelas!!
Publicado em 2001, este é um livro que nos faz questionar como foi possível não o termos lido antes. Pergunte a opinião a um amante da leitura, e o mais certo é responder-lhe, com embevecimento e deleite, que claro que sim, já leu A Sombra do Vento há imenso tempo! Enfim, ficamos sem perceber como é que este livro nos passou ao lado…
Não é por acaso que Zafón é o escritor espanhol mais lido do mundo. A escrita é requintada e pontuada por deliciosos momentos sorridentes, e a história é intensa, elaborada e obrigatória. A Sombra do Vento tem sequelas em mais três obras – O Jogo do Anjo (2008), O Prisioneiro do Céu (2011) e O Labirinto dos Espíritos (2016) – que seguramente vai querer ler logo de seguida.
Leve «A Sombra do Vento» na bagagem e devore-o durante umas férias em Portugal. Garantimos que vai ser uma experiência apaixonante.